Prefeita se reúne com equipe para definir ações de apoio às famílias afetadas pelas chuvas




A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, que vem monitorando constantemente a situação dos efeitos das fortes chuvas no município, se reuniu na noite desta quarta-feira (7/5) com a sua equipe de governo para dar continuidade às ações que vêm sendo realizadas para amenizar os impactos para a população.
Durante a reunião, a prefeita ressaltou a importância do cuidado com a população. “Estamos buscando alternativas emergenciais para atender as famílias atingidas pela chuva e garantir a assistência a população. Além disso, a Defesa Civil está atuando dia e noite para atender a população, e todas as secretarias estão empenhadas buscando manter o funcionamento da mobilidade da cidade”, disse a chefe do executivo.
A situação do alagamento, que atingiu principalmente bairros como Portão e Caji-Caixa D’água, se deu em decorrência de vários fatores, entre eles: As fortes chuvas que caem desde a última sexta-feira (2/5), registrando cerca de 307mm, e a abertura das comportas das barragens, levando as cheias dos rios Joanes e Ipitanga.
De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), até o momento, 12 famílias estão sendo assistidas pela prefeitura, no bairro do Caji – Caixa D’água. Já em Portão, 37 famílias estão sendo acompanhadas.
Além disso, a equipe do Centro de Referência Social (CRAS) de Portão, está no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Rua Cristóvão B. Pires, nº 21, lote 25, no Loteamento Pomar do Rio II, em Vila Nova de Portão, atendendo e prestando assistência aos moradores da região.
Diante dessa situação, a secretaria garante que além do acompanhamento das equipes técnicas, quando necessário, está disponibilizando refeições, colchões, cobertores, água potável e acolhimento temporário, assegurando as condições mínimas de dignidade e proteção às famílias afetadas.
Sobre a continuidade das chuvas, o superintendente da Defesa Civil, Handerson Alves, falou sobre a previsão para os próximos dias. “Estamos com a previsão do tempo para os próximos 10 dias de chuva moderada, mas essa situação sempre pode mudar. Estamos atentos prestando atenção diária a população”, reforçou.
A prefeitura ainda reforça, que no município, não foram registrados casos de deslizamento de terra ou desabamento de imóveis. E em relação ao aumento do nível dos rios, os técnicos já começaram a identificar uma diminuição do nível de água.
Paralelo a isso, as equipes da Defesa Civil, órgão ligado à secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana (SEMOB), Saúde (SESA), e a SEMDESC, continuam nas ruas, e seguem empenhadas para atender às demandas registradas pela Central de Monitoramento da cidade.
Participaram da reunião, o vice-prefeito e secretário de esporte, cultura, lazer e juventude, Mateus Reis; os secretários da SSPLF, Glauber Brito; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim; da SEMDESC, Diana de Souza; da Casa Civil, Fátima Barbosa; e o Chefe de Gabinete, Jonatas Passos.
Em caso de emergência, a população pode acionar os órgãos competentes por meio dos canais oficiais de atendimento 199 ou entrar em contato pelo whatsapp (71) 32888628.
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Central de Regulação de Lauro de Freitas abre canal de atendimento pelo WhatsApp
14 de setembro de 2022 -
SEMED promove encontro de acolhimento e boas-vindas aos gestores escolares da rede
31 de janeiro de 2025