Prefeitura lança edital para certificação de entidades e coletivos culturais de Lauro de Freitas como Pontos de Cultura

0
74

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), divulgou nesta segunda-feira (10), o Edital Rede de Pontos e Pontões de Cultura – Certificação Simplificada de Entidades e Coletivos Culturais como Pontos de Cultura concentrados no município. A iniciativa faz parte das ações estruturantes da Política Nacional de Cultura Viva, do Ministério da Cultura – MinC. 

A inscrição é permitida para entidades sem fins lucrativos, grupos ou coletivos com ou sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulam atividades culturais continuadas em suas comunidades ou territórios. Para se cadastrar basta acessar o site da Prefeitura, no banner “Eventos e Inscrições”, a partir desta quinta-feira (13). As inscrições poderão ser realizadas até 14 de julho.

O objetivo é potencializar as iniciativas culturais já desenvolvidas pela entidade ou coletivo cultural, visando impulsionar as políticas públicas integradas e a promoção da interculturalidade. 

O secretário da SECULT, André Pereira, falou sobre a importância da cultura em Lauro de Freitas. “Entendo que implementar a Cultura Viva no município é um passo muito significativo, por possibilitar o protagonismo dos movimentos de cultura de base comunitária e de contribuir para redescobrir a diversidade estética, artística e narrativa dos grupos e, ao mesmo tempo, de ser um instrumental relevante para que a própria gestão pública tenha uma radiografia mais aproximada da realidade socioeconômica e cultural do município, a partir dessa perspectiva de conhecimento”, destacou André. 

O coordenador geral da SECULT, Remerson Araújo classificou a certificação como essencial para o crescimento cultural no município. “Os Pontos de Cultura são espaços super importantes de promoção da arte, de convivência, de educação, cidadania e vários outros fatores que permitem que as pessoas desenvolvam o senso de pertença à sua comunidade. A certificação é essencial para que a SECULT possa mapear essas entidades e coletivos culturais, reconhecer o trabalho que eles executam e para que tenham o respaldo necessário para concorrer aos editais e participar de políticas públicas do Cultura Viva. Por isso, nós convidamos todos os representantes de Pontos de Cultura a se inscreverem para obter os certificados”, disse o coordenador.

TEXTO – Neison Cerqueira

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply