PROMUNI transforma vidas de alunas da Rede Municipal de Lauro de Freitas

0
115

A cidade de Lauro de Freitas tem sido palco de histórias inspiradoras de jovens que encontraram no Programa Municipal Universidade para Todos (PROMUNI) uma porta para transformar suas vidas. Duas alunas notáveis, Amanda Pelegrini e Alexia Monteiro dos Santos, compartilham suas trajetórias de superação, conquistas e determinação ao ingressar no ensino superior por meio deste programa. 

Moradora de Vida Nova, Amanda Pelegrini, de 21 anos, encontrou no PROMUNI a oportunidade de realizar seu sonho de cursar nutrição. Filha de um pai que sempre desejou seguir essa carreira, Amanda também viu na nutrição a chance de trabalhar com pessoas com distúrbios alimentares, uma área que a tocou profundamente devido a suas próprias experiências. Com o desejo de atuar dentro do ambiente hospitalar, Amanda almeja concluir sua graduação para fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam dificuldades alimentares, sendo um exemplo de empatia e superação. 

Com 21 anos e moradora de Itinga, Alexia Monteiro é uma das beneficiadas do PROMUNI que comprova como essa iniciativa é essencial para a transformação social da juventude. Ela encontrou no programa a oportunidade de conquistar um estágio que não apenas a ajudou financeiramente, mas também a impulsionou a alçar voos mais altos. A primeira da família a ingressar no ensino superior. Alexia equilibra seus estudos em Administração com o trabalho, mostrando uma determinação admirável em moldar um futuro melhor para si e sua família. 

Ambas as alunas destacam que o ambiente acadêmico trouxe uma nova perspectiva de vida, embora enfrentem desafios para se adaptar a essa nova jornada. Com motivação e a certeza de que o PROMUNI transformou suas vidas, Amanda e Alexia têm palavras de incentivo para outros jovens: “Não deixem de estudar e continuem tentando até conseguir”, aconselha Alexia, enquanto Amanda enfatiza, “Acreditem em vocês e no projeto, o PROMUNI mudou minha vida e pode mudar a vida de outras pessoas também!” 

Jessica Jabár, da Coordenação de Planejamento e Monitoramento de Ações – SEMED, ressalta a importância do PROMUNI como uma ferramenta de transformação social para os jovens do município. Ao ouvir relatos como os de Amanda e Alexia, ela enfatiza a satisfação em contribuir para facilitar a inserção dos jovens no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, e expressa a determinação em continuar buscando ações que impactem e transformem vidas. “A história de Amanda e Alexia são exemplos vivos de como o PROMUNI está cumprindo sua missão de capacitar os jovens de Lauro de Freitas, demonstrando que a educação é o caminho para construir um futuro repleto de oportunidades e realizações. A cidade celebra essas conquistas e se compromete a continuar investindo na formação de jovens talentosos que impactarão positivamente a sociedade”, pontuou Jessica.

PROMUNI

O Programa Universidade para Todos Municipal (PROMUNI) de Lauro de Freitas, que já beneficiou mais de 900 pessoas em anos anteriores, retornou em 2022 com bolsas de estudo de 100% para cursos de graduação.

O novo termo de adesão, assinado pela Prefeitura de Lauro de Freitas e a Unime, concedeu, inicialmente, 64 bolsas integrais já para o semestre letivo de 2022.2. As vagas de acesso ao ensino superior são destinadas para estudantes oriundos de escola pública, residentes do município. As vagas foram destinadas para 24 cursos como o de Administração, Direito, Biomedicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Arquitetura, Ciências Contábeis, entre outros. 

Segue contato das alunas:

Amanda Pelegrini – (71) – 98228-1100Alexia Monteiro – (71) – 98736-9683


ASCOM / SEMED / PMLFFoto: SEMEDSUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitaswww.laurodefreitas.ba.gov.brTEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply