Sudesb autoriza construção de areninha society na comunidade de Vila Nova de Portão com previsão de entrega em 90 dias

0
437

A comunidade de Vila Nova de Portão, em Lauro de Freitas, vai passar a contar com mais uma infraestrutura de práticas esportivas. A Ordem de Serviço para construção de uma areninha society na localidade foi assinada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), nesta sexta-feira (06). A obra, que será executada em parceria com a Prefeitura Municipal, tem investimento estadual de aproximadamente R$ 800 mil.

O novo equipamento esportivo será construído nas dimensões de uma quadra oficial de futebol society (50m x 30m), com a instalação de grama sintética, alambrado, iluminação em led e vestiário. Segundo Vicente Neto, diretor geral da Sudesb, a areninha society que será construída em Lauro de Freitas foi disputada por 13 municípios.

“A distribuição das 52 areninhas, que serão construídas no Estado, foi feita por região geográfica da Bahia. Na Região Metropolitana de Salvador são 13 cidades fora a capital, e os critérios considerados para que o equipamento viesse para cá foram o tamanho da reivindicação popular e de lideranças, os índices sociais de vulnerabilidade e a prática esportiva do município. Da RMS, Lauro de Freitas é que tem mais modalidades organizadas”, relatou Vicente.

A areninha society, que será construída onde hoje existe o conhecido campo do pé preto, amplia a inclusão social pelo esporte na comunidade, como afirma Vidigal Cafezeiro, vice-prefeito de Lauro de Freitas. “Recentemente esta localidade sofreu com inundações e voltar aqui para assinar uma ordem de serviço é uma felicidade. O Governo da Bahia está investindo em todo o Estado, são mais de 60 milhões para as obras de 52 areninhas, e uma delas será aqui”, reforçou.

Para Uilson Souza, secretário municipal de Esporte e Lazer (Setrel), o novo equipamento é um marco na cidade. “A areninha vai mudar a concepção de equipamento esportivo, porque ela será muito bem estruturada. Era um sonho antigo, fruto do acompanhamento e articulação da gestão junto à Sudesb. Dos municípios contemplados pelo Estado, esta é a única areninha na Região Metropolitana. Daqui a 90 dias vamos estar retornando aqui para comemorar a inauguração”, disse.

E quem já comemora a chegada do equipamento esportivo na comunidade é o jovem Cauã Levi dos Santos, de 15 anos. Para ele, que é lutador medalhista de jiu-jitsu, o equipamento vai possibilitar o desenvolvimento de várias práticas esportivas. “O campo estruturado vai ser muito bom para as crianças daqui, porque pode abrir com vários projetos sociais, como de jiu-jitsu, judô e do futebol”, refletiu.

Além dos representantes da Sudesb e Prefeitura, a ordem de serviço também foi assinada por testemunhas, como as parlamentares Alice Portugal e Olívia Santana, e o morador Raimundo, defensor da construção de uma área de esporte e lazer para a comunidade de Vila Nova de Portão. O ato contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Roque Fagundes, e vereadores municipais.

Jornalista: Laerte Santana
Foto Lucas Lins

06/05/2022

www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply