Unidade móvel da Hemoba atende doadores de sangue até esta quarta-feira (10) em Lauro de Freitas

0
195

A unidade móvel da Hemoba estacionou na faculdade Unime Lauro de Freitas nesta terça-feira (09) e segue até amanhã, quarta-feira (10), para atender doadores de sangue, no período das 8h às 16h30. Além das doações que vão suprir o estoque de sangue nos hospitais públicos do estado, a unidade também realiza o cadastro de medula óssea. Os atendimentos são por ordem de chegada.

Exemplo de solidariedade, Mara Raquel, doou uma pequena quantidade de sangue que pode salvar até quatro vidas. “Quando doei pela primeira vez foi por necessidade familiar, daí continuei com esse gesto de amor ao próximo. A doação é tranquila, rápida e a finalidade é maior que qualquer medo”, disse a estudante de enfermagem de 19 anos. 

Para doar sangue, o voluntário tem que ter entre 16 e 69 anos incompletos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e sem sintomas virais. Pessoas com idade menor que 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

As bolsas de sangue doadas são usadas para intervenções médicas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. A moradora Adriana Colonetti, 54 anos, destaca o papel dos doadores para suprir as necessidades de transfusão em hospitais. “A gente não sabe do amanhã, hoje é um desconhecido que está precisando, depois pode ser um de nós”, refletiu. 

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea consiste no preenchimento de um formulário e coleta de uma amostra de sangue com 5ml para testes de compatibilidade. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema mundial, que realiza o cruzamento de informações de pacientes que necessitam de transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação, com todos os processos custeados pelo Ministério da Saúde.

Texto Laerte SantanaFoto – Vitor Amazonas
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply