Arraiá de Ipitanga mantém a tradição de São João da Paz em Lauro de Freitas

0
168

 

O Arraiá de Ipitanga foi danado de bom, a festa movimentou o município de Lauro de Freitas durante quatro dias com apresentações de bandas de renome nacional e a valorização dos artistas locais. De quinta-feira (22) a domingo (25), a comemoração junina manteve a tradição de paz, sem ocorrências e com uma megaestrutura para que tudo ocorresse da melhor forma possível, garantindo diversão e lazer para o público.

 

Bombeiros, policiais e guardas municipais estavam disponíveis para garantir a segurança de quem foi até a Praça João Tiago dos Santos curtir o Arraiá. “Atuamos todos os quatro dias com patrulhas voltadas para o evento junino de 19h às 7h da manhã, além de viaturas no perímetro da festa, garantindo a segurança na chegada e saída do público. Não tivemos nenhum registro de ocorrência. E o evento transcorreu de maneira tranquila”, destaca o major da 52ª CIPM, Major Pitangueira.

 

Mais de 100 menores foram identificados com as pulseiras distribuídas pela Guarda Municipal. A sede da Secretaria Municipal de Segurança também recolheu documentos perdidos e objetos pessoais nos festejos que podem ser retirados nos próximos dias, no mesmo local. As equipes de patrulhamento foram divididas em todo o circuito. Viaturas e motos deram apoio nas entradas e saídas da festa.

 

Mais de 20 mil preservativos foram distribuídos

 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), atuou no Arraiá de Ipitanga distribuindo preservativos femininos e masculinos, lubrificantes e autotestes para detecção do vírus HIV.

 

Durante as abordagens, os servidores também dialogavam sobre a importância do uso do preservativo. “Esse é um trabalho preventivo que realizamos levando parte dos serviços do CTA para os locais de grande fluxo”, destaca o coordenador do CTA, Djair de Deus. Ao todo foram distribuídos mais de vinte mil preservativos masculinos, quase dois mil preservativos femininos e 64 autotestes para HIV.

 

Além das equipes do CTA, a SESA disponibilizou duas ambulâncias nos dois primeiros dias e três ambulâncias nos dois últimos dias. As equipes de médicos e enfermeiros realizaram um total de 13 atendimentos.

 

Prevenção da violência contra a mulher

 

A Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres – Ônibus Lilás- da Secretaria de Política para Mulheres da Bahia (SPM-BA), esteve presente nos quatro dias de festa, proporcionando acolhimento e atendimento, com a distribuição de materiais informativos sobre a violência contra a mulher e os canais de denúncia.  

 

O ônibus ficou estacionado nos arredores da festa e registrou apenas uma ocorrência que aconteceu fora do circuito. A vítima, de identidade preservada, foi agredida em sua residência e buscou auxílio no equipamento. O agressor foi preso em flagrante.

 

 

Texto – Giovanna Reyner

Fotos – SUPCOM

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply