Bahia é exemplo internacional de fortalecimento da rede hospitalar e ampliação do acesso a medicamentos

0
131

Com mais de R$ 55 bilhões aplicados em obras, equipamentos e recursos humanos na área da saúde nos últimos anos, a Bahia se tornou um exemplo internacional de ampliação e regionalização da rede hospitalar. “Somente este ano, o governador Jerônimo já abriu mais de 600 novos leitos na rede estadual, privada e filantrópica para regulação de urgência e emergência, bem como cirurgias eletivas. Foram mais de R$ 2,6 bilhões em ações voltadas à assistência e regulação de pacientes”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, durante o fórum internacional Gastos Inteligentes em Saúde, que acontece em Washington, nos Estados Unidos.

Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o evento reúne ministros da Saúde da América Latina e Caribe, bem como especialistas em gestão e finanças. A Bahia foi o único estado brasileiro convidado pelo BID a trocar experiências exitosas durante o evento internacional.

Outro destaque foi o registro de preço compartilhado de medicamentos, que já assegurou adesão 380 municípios dos 417 existentes na Bahia, possibilitando às prefeituras uma economia de até 60% na aquisição dos itens.De acordo com a secretária, o modelo permite que o Estado faça uma única licitação de aproximadamente 300 medicamentos da assistência farmacêutica básica listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), garantindo preços menores e maior autonomia da gestão de medicamentos pelos municípios. “São medicamentos anti-hipertensivos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e antidiabéticos”, exemplifica a secretária.

Aladim Locutor

Leave a reply