Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo movimenta Praia de Vilas do Atlântico

0
201

O sol e o mar da Praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, se integraram em um cenário perfeito neste sábado (16), para a realização da Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), em parceria com as Clínicas Fênix e Vale Viver, chamou atenção de quem passou pelo local, quanto a prevenção ao suicídio e o fortalecimento dos cuidados com a saúde mental.

O secretário da SESA, Augusto César Pereira, explica que a iniciativa contou com a participação dos assistidos dos Centros de Atenção Psicossocial de Lauro de Freitas (CAPS) e do Complexo Municipal de Saúde. “Em nossa rede municipal dispomos destes equipamentos, além das Unidades de Saúde da Família que fomentam práticas integrativas e terapêuticas. Hoje, Lauro de Freitas possui três CAPS e com o aumento populacional estamos caminhando para implantar a quarta unidade”, frisou.

Durante toda a manhã, os assistidos participaram de atividades lúdicas de movimento ou com música. Acompanhada da irmã, a assistida do CAPS Eduardo Alves de Araújo, Isabel Souza, conta que o equipamento salvou a sua vida. “Entrei no CAPS há sete anos, quando cheguei na unidade eu não andava, não me alimentava e já tinha tentado tirar minha vida três vezes. As oficinas e a análise deram um novo sentido à minha vida. Hoje eu sou independente e posso dizer que aprendi a lidar com o meu sofrimento mental”, contou.

Entre as atividades, um aulão de dança deu movimento a iniciativa, a programação ainda contou com atividade de percussão corporal (Qi Gong), caminhada pelo calçadão e roda de conversa sobre saúde mental. “Para mim esse é um momento em que ressignificamos a nossa existência. É a hora que vamos às ruas e dizemos que nós conseguimos e alertamos outras pessoas que possam estar passando por algum tipo de situação que ela também pode vencer”, relatou o assistido do CAPS, Raimundo Nonato.

Texto – Giovanna Reyner
Foto –  Lucas Lins
SUPCOM – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply