Central de Regulação de Lauro de Freitas alerta para combate precoce à obesidade e luta contra a gordofobia

0
231

Para ampliar a conscientização sobre a gravidade, prevenção e estigma do acúmulo de gordura no corpo, a Central de Regulação de Lauro de Freitas promoveu uma palestra, nesta sexta-feira (4), com referência ao Dia Mundial da Obesidade. O debate realizado na sala de espera com profissionais da unidade de saúde buscou ainda identificar a classificação do excesso de peso, além de evidenciar ocorrências sociais por gordofobia.

Como alertou a palestrante Viviane Marcelino, nutricionista especialista em qualidade dos alimentos e vigilância sanitária, a obesidade é classificada em três graus: sobrepeso (1), moderada (2) e mórbida (3). “Em casos de grau 1 e 2, o tratamento passa pela reeducação alimentar. Se estiver no nível 3, o mais adequado é a intervenção cirúrgica com equipe multidisciplinar. Mas vale ressaltar que classificar a pessoa gorda não quer dizer que ela não esteja com a saúde em dia”, destacou.

Entre o debate voltado ao tratamento e ações de combate precoce à obesidade, com foco na alimentação saudável e práticas de atividades físicas para a mudança de estilo de vida, os participantes constataram os efeitos do estigma social da gordofobia. Segundo a palestrante, o preconceito, por conta do peso, afeta pessoas em suas relações sociais, no mercado de trabalho e, principalmente, na saúde mental.

Para o coordenador da Regulação, Igor Mascarenhas, a promoção do debate é uma forma de transformar o local de atendimento de saúde em também um espaço de educação. “Esta palestra abre um calendário de atividades que iremos desenvolver ao longo deste ano. Sempre dentro de temáticas de saúde, estaremos trazendo conhecimento e informações para a população aqui na sala de espera”, relatou.

Ainda neste mês de março, a Central de Regulação vai desenvolver atividades voltadas aos cuidados do público feminino, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

Jornalista: Laerte Santana
Foto: Maína Diniz

04/03/2022

www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply