Departamento de Inclusão PCD da SEMED inaugura mais uma sala multifuncional em Lauro de Freitas

0
114


Na busca contínua por uma educação inclusiva e equitativa, o Departamento de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED) dá mais um passo significativo. Nesta segunda-feira (21), foi inaugurada a sala de atendimento especializado (multifuncional) na Escola Municipal Mercedes do Espírito Santo, em Itinga. 
Com um corpo docente altamente dedicado, a sala representa mais uma conquista para a cidade, com  ênfase na inclusão e na valorização dos alunos no ambiente educacional regular. “A inauguração desta sala multifuncional é um exemplo concreto do nosso compromisso em oferecer oportunidades educacionais igualitárias. A inclusão de pessoas com deficiência é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e acolhedora, onde todos os alunos tenham a chance de alcançar seu pleno potencial”, ressaltou a Secretária de Educação do município, Vânia Galvão.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença da Diretora do Departamento PCD da SEMED, Miliane Vieira, que ressaltou a importância dessa nova empreitada. “Esta é a décima segunda sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em Lauro de Freitas e a primeira a funcionar no turno da noite, atendendo à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa iniciativa reforça o compromisso do município em oferecer uma educação de qualidade, preparando os estudantes para uma inclusão efetiva e bem-sucedida no ensino regular”, destacou Vieira.
A equipe de professores da sala de AEE é composta por três profissionais dedicados, exclusivamente, ao atendimento especializado. Para Ana Eleonora Luz, professora do AEE, esse passo representa um avanço notável rumo a uma educação verdadeiramente inclusiva. “Com 16 anos de experiência no ensino regular, sempre tive um olhar atento às necessidades dos alunos que requerem atendimento especializado. Essa sala é uma concretização desse olhar e um passo em direção à equidade educacional em Lauro de Freitas”, afirmou a professora. 
Além de atender aos alunos do ensino regular, a sala de recursos multifuncionais desempenha um papel significativo na comunidade local, ampliando ainda mais seu alcance. “Uma sala como essa não beneficia apenas os alunos dentro da escola, mas também a comunidade ao redor. Isso demonstra o comprometimento de Lauro de Freitas com a inclusão e a educação para todos”, explicou a professora Fátima Vale, que também integra a equipe de atendimento do AEE. 
Já Paula Josane, professora especialista em AEE, enfatizou a crescente conscientização das famílias sobre a importância do atendimento especializado. “O aumento no entendimento das famílias sobre essa necessidade é notável e tem impactado positivamente o desenvolvimento das crianças. Ao serem integradas às salas de aula regulares, elas continuam a progredir em seu desenvolvimento pleno”, ressaltou. 
Uma das mães beneficiadas pelo atendimento especializado é Talita Souza, cujo filho Davi Luís frequenta a sala da AEE. “Tenho percebido uma mudança significativa no comportamento e na interação do meu filho. A sala tem sido uma grande ajuda para lidar com as necessidades do meu filho, que é autista de grau 2”, compartilhou Talita. 


ASCOM / SEMED / PMLFFoto – Lucas Lins SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitaswww.laurodefreitas.ba.gov.brTEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply