Em viagem a Brasília, Roberta Santana assegura dois aceleradores lineares para reforçar a assistência oncológica na Bahia

0
237

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, esteve em Brasília nesta quarta-feira (26) e garantiu, junto ao Ministério da Saúde, dois aceleradores lineares para ampliar a assistência oncológica na Bahia. Os equipamentos foram assegurados após uma reunião com o secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, e com o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda. O anúncio oficial será realizado pela ministra da Saúde Nísia Trindade em visita à Bahia nos próximos dias. Cada equipamento está estimado em mais de R$ 25 milhões.

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, o acelerador linear é utilizado em tratamentos radioterápicos e representa um avanço significativo na assistência oncológica. “Os equipamentos serão destinados às Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Irecê e Barreiras, qualificando a assistência especializada e aumentando a regionalização da saúde”, explicou Roberta Santana.

A titular da pasta estadual da Saúde ainda ressalta que “os aceleradores lineares possibilitam, simultaneamente, ampliar a oferta de procedimentos e reduzir significativamente o deslocamento dos pacientes do interior para a capital, por exemplo”, comemora. Santana ainda destaca que está em curso uma licitação internacional pelo Estado da Bahia para a aquisição de novos equipamentos a fim de ampliar significativamente a rede oncológica no estado.

Diálogo

Na ocasião, também foram abordados temas como a aplicação da Lei nº 14.434, que institui o piso nacional da enfermagem, a habilitação de novos serviços especializados na Bahia, bem como o incremento do Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade do estado. “Foi um encontro extremamente positivo que rendeu bons frutos para a saúde da Bahia. O Ministério da Saúde tem se mostrado muito solícito com as nossas demandas e, dessa forma, conseguimos avançar nas discussões. É extremamente positivo voltar a ter esse diálogo com o Ministério da Saúde, expondo as necessidades da Bahia e reforçando o compromisso do governador Jerônimo com a saúde de baianas e baianos”, afirmou a Secretária, ao ressaltar ainda a retomada do diálogo para a devolução de recursos destinados a UPAs na Bahia que foram cancelados na antiga gestão federal.

Conass

Em Brasília, Roberta Santana também participou da 4ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que empossou a nova diretoria de gestão para o exercício de 2023/2024. O evento contou com a presença de secretários de saúde de diversos estados do país e do presidente do Conass, Cipriano Maia.

Durante o encontro, Santana destacou a necessidade de unir esforços em busca da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância de traçar estratégias para aumentar a cobertura vacinal em todo o país. “Essa é uma oportunidade e um compromisso de trabalharmos em conjunto em busca de soluções para a saúde. É através dessa união e da troca de experiências que seguiremos desenvolvendo estratégias para trazer qualidade para a assistência”, afirmou.

Aladim Locutor

Leave a reply