Em Lauro de Freitas, campanha ‘Seja Amigo da Criança’ incentiva doação do IR para fundo municipal

0
347

Pelo terceiro ano consecutivo, em Lauro de Freitas, a campanha ‘Seja Amigo da Criança’ incentiva a doação de parte do Imposto de Renda para o fundo municipal. Este fundo destina os recursos arrecadados a programas sociais voltados para crianças e adolescentes. A doação do imposto é fácil, sem custos e pode ser feita no ato da declaração.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a campanha reforça ao munícipe que a doação é um exercício de cidadania. “O contribuinte, além de cumprir a sua obrigação com o governo federal, tem a oportunidade de ajudar a viabilizar a continuidade de serviços que são oferecidos pelo fundo municipal”, destaca o diretor do Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA) da SEMDESC, Alfredo Pacheco.

 Como fazer

A pessoa física pode destinar até 3% do imposto devido na hora de fazer a declaração referente ao calendário de 2022. O direcionamento da doação é feito no próprio programa da Declaração de Ajuste Anual que calcula o valor máximo que poderá ser doado e gera um DARF a ser pago.

Para quem tiver direito a restituição, o valor doado será acrescentado no valor a receber e para quem tem imposto a pagar, esse valor será deduzido da quantia devida.

 Amor e solidariedade

Alfredo explica que o contribuinte tem em mãos a decisão de destinar para o município parte do recurso com as doações e assim garantir a continuidade de projetos como o “Integra Jovem” que atende a garotada de 14 a 17 anos com cursos profissionalizantes. “O fundo municipal tem a gestão do CMDCA, que é um órgão paritário composto de integrantes que representam o poder público e a sociedade civil. Com os recursos das doações, mais projetos, programas e ações poderão ser realizados para nossas crianças e adolescente”, informou.

Texto – Giovanna Reyner

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply