Encontro discute melhorias de acessibilidade cultural das pessoas com deficiência em Lauro de Freitas

0
208

Pensando em novas estratégias à acessibilidade cultural das pessoas com deficiência, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), se reuniu na manhã desta quinta-feira (15) com a representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Anaildes Sena, para tratar sobre o tema. O encontro aconteceu na sala de reunião do CALF e contou com a presença do secretário da SECULT, André Pereira, e o assessor especial da Secretaria Municipal de Educação, Cesar Menezes.

O secretário reconheceu a importância de promover mais acesso aos eventos culturais às pessoas com deficiência. Para Pereira, há diversos pontos de atenção que precisam ser redobrados. “É um importante encontro com uma conversa muito proveitosa, onde discutimos bastante sobre acessibilidade nos eventos culturais em Lauro de Freitas. Então, fiz o convite para podermos avançar e reconhecer que precisamos evoluir nesse sentido e garantir mais acessibilidade aos munícipes. Feito isso, a partir daí vamos tomar as medidas imediatas”, declarou.

Anaildes Sena (MDHC) classificou o encontro como fundamental para que haja mais evolução no campo da acessibilidade cultural em Lauro de Freitas. “A iniciativa do secretário de cultura foi surpreendente. Estou levando para a Secretaria Nacional dos Direitos à Pessoas com Deficiência todas as necessidades colocadas aqui pelo secretário e dizer que temos um interesse muito grande de ampliar a construção para a promoção da acessibilidade nas atividades culturais do município, e promover também um processo de conscientização do que é a acessibilidade cultural. É uma pauta que a gente vem tratando dentro do ministério juntamente com o Ministério da Cultura e trazer para o município vai ser um prazer, e o nosso ministro vai abraçar, porque ele tem feito falas constantes sobre as vidas que importam e as vidas das pessoas com deficiência também é importante”, frisou.

Logo em seguida, em reunião com a coordenadora executiva do gabinete da Prefeita, Inglid Leila, Anaildes e Pereira conversaram sobre a inclusão de plataforma elevatória e espaço reservado em equipamentos públicos, a exemplo do Cine Teatro municipal, trios elétricos que participam dos eventos na cidade, além de unidades de saúde e escolas. 

No encontro, ficou definido que em breve será realizada uma reunião com representantes municipais, juntamente com gestores ligados ao MDHC e Ministério da Cultura, para discutir iniciativas que vão nortear a realização de uma oficina. “O encontro será de suma importância para pensarmos na ampliação de ações efetivas para melhorar a qualidade de vida e acessibilidade dessa parcela da população, como a implantação de mais rampas de acesso e banheiros adaptados. Além disso, nas nossas celebrações do Março Mulher, vamos dar ainda mais destaque para as mulheres com deficiência. Tudo isso para reforçar o compromisso da gestão municipal com os munícipes, principalmente, as Pessoas com Deficiência”, afirmou Leila.

Texto – Neison Cerqueira

Foto – Lucas Lins

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Aladim Locutor

Leave a reply