Feira Saúde Mais Perto atende mais de 5 mil pessoas no Largo do Tanque e atendimentos são prorrogados até amanhã

0
92

A manhã deste domingo (29) começou de forma diferente na Praça do Largo do Tanque, em Salvador. A Feira Saúde Mais Perto, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, superou as expectativas e atendeu mais de cinco mil pessoas em uma grande estrutura montada para oferecer serviços de saúde, cidadania e atividades culturais para a população da região.

 

O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, estiveram presentes no local e anunciaram a prorrogação dos serviços, que vão permanecer até a segunda-feira (30).

 

“Tivemos que ampliar a Feira para mais um dia, pois extrapolamos a demanda. A procura foi muito grande em todos os serviços. E é muito satisfatório para o Estado poder atender a população”, anunciou o governador.

 

A secretária da Saúde da Bahia destacou a importância de ações que entram para preencher uma grande lacuna que é reflexo da ausência de assistência por parte do município.

 

“Se o povo quer, a gente atende. Nesse primeiro dia tivemos uma grande procura por todos os serviços de saúde e cidadania, e o governador decidiu que os atendimentos serão mantidos até amanhã, garantindo assistência a essa população tão carente de serviços básicos de saúde”, completou Roberta Santana.

 

 

“Atendimento nota dez”

 

Durante todo o dia, pessoas como a dona de casa Maria Souza tiveram acesso a exames de laboratório, mamografia, preventivo, ultrassonografia, eletrocardiograma, além de consultas com oftalmologista e encaminhamento para cirurgia eletiva de catarata.

 

“Trouxe meus netos para o oftalmologista e gostei muito. Atendimento de primeira, nota dez mesmo”, elogiou a aposentada de 63 anos.

 

No espaço, também foi possível realizar avaliação nutricional e procedimentos odontológicos como extração, restauração, limpeza e canal, além de orientação para escovação dentária e serviços de cidadania como emissão do RG.

 

“Fiquei realmente emocionada com o atendimento. Sou mãe de um rapaz autista e, pela primeira vez, conseguimos fazer os procedimentos dentários que ele precisava. Equipe muito atenciosa e carinhosa, amanhã estarei de volta para fazer outros procedimentos”, adiantou a técnica em nutrição, Leonildes Trindade.

 

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

 

Mais de 300 mil atendimentos realizados

 

Somente em 2023, a Feira Saúde Mais Perto já realizou mais de 300 mil atendimentos em 20 municípios baianos, levando atendimento de qualidade para quem mais precisa. A última edição do evento aconteceu no município de Mairi, na região Centro-Norte da Bahia. Outras etapas da ação já estão programadas e devem ser realizadas em breve, como explica o coordenador da Feira, Edvaldo Gomes.

 

“Até o fim do ano, teremos mais seis edições da Feira Saúde Mais Perto em diversos municípios da Bahia, incluindo Salvador, atendendo as demandas reprimidas dos municípios e dando acesso à saúde de qualidade para quem mais precisa”, adianta.

Aladim Locutor

Leave a reply