Ile Axé Opo Oya Soju Celebra 40 anos de existência com festaFundado em 1984, o Terreiro é reconhecido como Patrimônio Cultural de Lauro de Freitas desde 2022. Celebração acontece no dia 14 de setembro (sábado), a partir das 19h.

0
615

No próximo sábado (14.09), às 19h, acontece a celebração dos 40 anos do Ile Axé Opo Oya Soju, localizado na rua Capimarara, 1850, Areia Branca, Lauro de Freitas. O Terreiro, fundado em 1984, é tombado como Patrimônio Cultural de Lauro de Freitas desde 2022. A celebração tem apoio do Governo da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

Ile Axé Opo Oya Soju foi fundado pela Yalorixá Elza Neves – Oya Sojú, na sua residência, no bairro da Ribeira, em Salvador. Com a partida de Yá Elza, o Terreiro tem sido conduzido desde 2014 pelo Babalorixá Igor Mascarenhas (pai Igor de Odé) que participa ativamente da vida sociocultural e religiosa do município de Lauro de Freitas, por ser sua família ancestralmente responsável pela preservação de um rico acervo dos povos de cultura africana e indígena.

O Ajodun para Yemanjá e Xangô é aberto para os amigos e adeptos de religião de matriz africana.

Pai Igor de Odé – filho do Agbá Aristides de Oliveira Mascarenhas e da professora aposentada Anaildes Neves dos Santos e neto das Yalorixás Carmelita Flores Mascarenhas e Elza Neves de Souza, foi iniciado em julho de 1995 no Terreiro Ilê Axé Opô Ajagunã, onde cumpriu suas obrigações religiosas. Recebeu o Deká (Ibáxé) em setembro de 2005, das mãos da saudosa Yá Nitinha, da Casa Branca. Transferiu, em dezembro de 2009, o terreiro Ilê Axé Opô Oyá Sojú para o Município de Lauro de Freitas. Após falecimento da Yalorixá Elza Neves, tornou-se Babalorixá do Ilê Axé Opô Oyá Sojú. Fundou, posteriormente, a ARCOS – Associação Religiosa Cultural e Beneficente Ilê Axé Opô Oyá Sojú, que realiza importantes projetos e ações de impacto social em educação, segurança alimentar e saúde da população.

Serviço
O quê: Celebração de 40 anos do Ile Axé Opo Oya Soju
Quando: 14 de setembro (sábado), a partir das 19h
Onde: rua Capimarara, 1850, Areia Branca, Lauro de Freitas
Apoio: Governo da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur)

Aladim Locutor

Leave a reply