Lauro de Freitas elege cinco novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024-2027

0
117

Ocorreu neste domingo (1º) a eleição dos novos conselheiros tutelares do município de Lauro de Freitas. Os eleitos ocuparão o cargo no quadriênio 2024-2027. Os cidadãos convocados se deslocaram para os postos de votação, que foi dividido por zona pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).  Os eleitos foram: Daniela Mendes, Luanda Melo Lua, Jorge Luiz Zinho, Cleiton Carlucho e Jocimar Daltro. 

A conselheira tutelar, Rosângela Souza, explicou como ocorreu a eleição no município e quais são os próximos passos dos novos eleitos.  “Ao todo foram cinco escolas do município disponíveis para votação. Tivemos um total de 10.146 eleitores, sendo 9.094 de votos válidos, 19 branco e 90 nulos. Lauro elegeu cinco novos conselheiros”, contou Rosângela. 

O próximo passo agora é a capacitação dos eleitos para somente em 2024 tomarem posse. “Os eleitos e os suplentes passarão por um curso de capacitação e a posse está marcada para 10 de janeiro do próximo ano. Essa data é unificada e ocorrerá em todo território nacional”, explicou ela. 

Em Lauro foram 22 candidatos aptos para o processo de escolha pública, que passaram pelas seletivas de prova de conhecimentos e redação e avaliação psicossocial. O Conselho Tutelar, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, é formado por um grupo de cinco pessoas titulares e dez suplentes. Os conselheiros eleitos precisam ter dedicação exclusiva à função.

TEXTO – Neison Cerqueira  

FOTO – Wandaick Costa 

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply