Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibiliza armas não letais para Lauro de Freitas; equipamentos chegaram à Bahia nesta quinta-feira (05)

0
124

A segurança pública de Lauro de Freitas será reforçada com a chegada de 20 armas não letais solicitadas pela prefeita Moema Gramacho ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a guarda municipal. Os equipamentos chegaram à Bahia na tarde desta quinta-feira (05), durante cerimônia que marcou a assinatura de atos para fortalecer a segurança pública na Bahia, com a presença do ministro Flávio Dino e do governador Jerônimo Rodrigues. As armas ficarão no Batalhão de Choque até a qualificação e normatização de uso.

A administradora municipal, que assinou a documentação necessária para o recebimento das armas na agenda de compromissos na capital brasileira durante a semana, comentou sobre o compromisso de Dino em fortalecer a segurança do município. “Agradeço ao ministro Flávio Dino, que prontamente atendeu nosso pedido e contribuiu para viabilizar o envio das armas para a nossa cidade. Parabenizo ele também pela resposta rápida ao nosso pedido, que reforça seu comprometimento com a segurança e o bem-estar do nosso povo”, comentou.

Para Dino, a medida será de extrema importância para combater ações criminosas na cidade. “A Bahia é um estado que procuramos sempre apoiar em todas as áreas, é uma orientação do presidente Lula. Neste caso de Lauro de Freitas, a prefeita esteve aqui solicitando apoio ao trabalho da guarda municipal e das forças municipais que são essenciais para garantir segurança aos cidadãos e famílias”, contou. 

Ainda segundo Dino, a prefeita realizou vários pedidos e essa é apenas a primeira solicitação atendida. “São armas que vão reforçar a segurança municipal, nessa concepção de segurança cidadã, que nós temos no sentido de juntar policiamento de proximidade, uso comedido e proporcional da força, e presença junto às comunidades”, explicou o ministro. 

Moema ainda reforçou que ações como essa são fundamentais para promover a paz e preservar a integridade física de toda a comunidade e da própria Guarda Municipal.

Segurança no estado

Na ocasião, também ocorreu a entrega da modernização da sede da Superintendência da Polícia Federal da Bahia; entrega da delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista; entrega de veículos e equipamentos destinados ao sistema prisional; repasse de recursos do Programa Escola Segura; assinatura do termo de cooperação para a implantação da delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana; assinatura de acordo de cooperação técnica para criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), em Ilhéus; além da transferência Fundo a Fundo do Pronasci, para o fortalecimento da segurança pública da Bahia do estado. 

As realizações, segundo Moema, são reflexo do compromisso dos governos estadual e federal para dar mais segurança ao povo baiano. “As entregas e parcerias firmadas aqui reforçam o trabalho em conjunto entre o governo Lula, governo Jerônimo e os governos municipais, dentre eles, Lauro de Freitas, com o objetivo de cuidar sempre melhor do nosso povo e preservar vidas. Parabéns por mais essa importante medida, que vem no momento certo”, completou.

Texto – Aina Soledad

Foto – Danilo Magalhães 

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply