Na 11ª edição, Capacita Jovem promove curso de Excel; mais de 1700 pessoas já foram beneficiadas com o programa  

0
110

Em Lauro de Freitas, a 11ª edição do programa Capacita Jovem, fomentado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), está profissionalizando, neste mês de outubro, gratuitamente, 27 pessoas moradores de diferentes localidades da cidade com o curso prático e presencial – Excel Aplicado ao Trabalho. 

Ao todo são três dias de capacitação, com o total de seis horas de aulas.  O curso, que começou nesta terça-feira (17), segue até esta quinta-feira (19). Os encontros acontecem das 14h às 16h nos laboratórios especializados da Faculdade Unime, parceira do programa. Nesta edição, as aulas são ministradas por 13 alunos ou ex-alunos do curso de Ciências Contábeis integrantes do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da faculdade.

O diretor do Departamento de Assistência à Criança e Adolescente (DACA) da Semdesc, Alfredo Pacheco, explica que o público alvo prioritário são pessoas com idade entre 14 à 17 anos, mas que pessoas de outras faixas etárias também podem participar. “Periodicamente abrimos as inscrições. Os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação da Prefeitura, porque é por lá que fazemos o chamamento”, disse. 

Alfredo explica que o Capacita Jovem oferta mensalmente capacitações de curta duração e, em conjunto com outros programas desenvolvidos pela Semdesc, já profissionalizou mais de 1700 pessoas desde 2021 em cursos como fotografia, saúde e estética do adolescente, cidadania fiscal, comunicação em rede social e preparação para entrevistas de emprego, por exemplo. “O Capacita Jovem preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente na garantia dos direitos de formalização dessas pessoas para o mercado de trabalho”, frisou. 

Para o estudante Samuel Araújo, 17 anos, o curso é uma ótima oportunidade para se profissionalizar. “Eu estou no último ano do ensino médio e consigo conciliar os estudos com a capacitação. A experiência tem sido incrível, o Excel é um programa com vastas possibilidades. Estou otimista em seguir por essa área e tentar em breve o vestibular para Ciências Contábeis”, afirmou. 

Texto – Giovanna Reyner 

Foto – Danilo Magalhães 

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 33789501

Aladim Locutor

Leave a reply