PermanecerSUS completa 15 anos de funcionamento

0
139

O auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu, na segunda-feira (14), uma cerimônia de celebração aos 15 anos de fundação do PermanecerSUS, programa que permite o desenvolvimento do acolhimento junto aos usuários e acompanhantes nos serviços de saúde por meio de estágio não obrigatório dos cursos de saúde (medicina, enfermagem, fisioterapia entre outros), bacharelado interdisciplinar, serviço social e psicologia das instituições de Ensino Superior, constituindo-se como uma atividade de extensão.

“O PermancerSUS traz essa bagagem da gente conseguir que essas pessoas permaneçam efetivamente no SUS, criem esse vínculo e dessa força que tem o SUS na gestão pública e a gente os mantenha na saúde pública. A gente tem encontrado, nas viagens, muitos médicos e profissionais que voltam par atuar em suas cidades. Eles falam ‘a gente se apaixona pelo SUS’. Se não há uma dedicação ao SUS, efetivamente, eles não se sentem completos. E parte desse programa tem esse papel”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, presente na celebração. “São 15 anos nessa trajetória, então são muitas mãos percorridas e muita construção feita de forma conjunta. A gente sabe da importância disso”.

Iniciado em março de 2008, sob responsabilidade da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), em parceria com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) e Diretoria de Administração de Recursos Humanos (DARH), estruturas integrantes da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH) no contexto da Sesab, o PermanecerSUS se traduz como um programa que integra educação-trabalho, contribuindo, por um lado, na potencialização do acolhimento e práticas humanizadas nas unidades e, por outra perspectiva, na reorientação da formação profissional dos futuros trabalhadores da saúde, em consonância com o projeto ético-político do SUS.

Ao longo desses 15 anos, o PermanecerSUS contou com quase mil estagiários, sendo reconhecido pelos gestores e trabalhadores dos serviços que solicitam a continuidade do programa em suas unidades. Atualmente, estão contemplados 17 serviços da Rede Própria da Sesab em Salvador e nos municípios de Feira de Santana, Guanambi, Jequié, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

“Parabenizo a todos que fazem parte desse grande programa, e que a gente possa dar vida a ele para mais 15, 30, 40 anos, porque a gente acredita no resultado do PermanecerSUS e pode sentir efetivamente esse resultado no nosso trabalho”, elogiou Roberta Santana.

Aladim Locutor

Leave a reply