Primeiro dia da Feira da Pessoa Idosa bate recorde de atendimentos e supera expectativas: “Sem filas e muito organizada”

0
146

 “Rápida, sem filas e muito organizada”. É assim que a aposentada Zerilda Galvão, de 66 anos, define o primeiro dia da Feira da Pessoa Idosa, iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, que registrou, nesta quinta-feira (21), mais de cinco mil atendimentos de saúde e cidadania na estrutura montada no estacionamento da Arena Fonte Nova, em Salvador.

“A fila foi muito rápida e eu consegui fazer a consulta com o oftalmologista que eu estava precisando há muito tempo e a segunda via do meu RG. Fiz tudo e ainda trouxe a minha irmã para participar também. Gostei muito do atendimento, o pessoal tem muito cuidado com os idosos, estão de parabéns pela organização e rapidez”, avaliou a aposentada.

Com 100% dos atendimentos por agendamento, a ação voltada exclusivamente para o público acima de 60 anos segue até o próximo sábado (23), reunindo serviços de saúde e cidadania em um só lugar. Durante os três dias, serão oferecidas mais de 15 mil vagas para a realização de exames oftalmológicos, cirurgias eletivas, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, preventivo, raio-x, além de procedimentos odontológicos, avaliação nutricional, dentre outros.

Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana explica que toda a estrutura da Feira foi pensada para acolher a população idosa, garantindo um atendimento com conforto e resolutividade. “Iniciamos o acolhimento dos idosos por volta de 7h e, às 7h30, não registrávamos mais nenhuma fila, todos já estavam acomodados e dando início aos seus atendimentos. Essa é a forma do Governo da Bahia de cuidar de gente, levando assistência de excelência para toda a população”, comemorou.

Coordenador da ação, Edvaldo Gomes lembra que as consultas oftalmológicas e os exames de ultrassonografia foram os mais procurados nesse primeiro dia da Feira, refletindo a falta de acesso a serviços públicos que deveriam ser garantidos pela Atenção Básica, de responsabilidade dos municípios.

“O Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado, entra para preencher uma grande lacuna que é reflexo da ausência de assistência por parte dos municípios. Nesse primeiro dia, batemos recorde de atendimento com mais de cinco mil atendimentos realizados, e pudemos atender a todas essas pessoas com conforto e agilidade, através do atendimento 100% agendado. A Feira segue até sábado levando saúde de qualidade para quem mais precisa”, explicou.

95% dos atendidos são de Salvador

Mais de 95% dos agendamentos feitos para a Feira da Pessoa Idosa são de residentes de Salvador. A capital baiana registra mais de 13 mil dos14 mil agendamentos realizados até a tarde desta quinta-feira (21), seguido por Lauro de Freitas, com 247 agendamentos, e Camaçari, com 87.

São pessoas como a dona de casa Maria Solange Lemos que, cansada de esperar para realizar um preventivo no posto de saúde do seu bairro, recorreu à Feira para conseguir, enfim, o acompanhamento. “Segundo me informaram no posto de saúde, a demora [para agendar o preventivo] seria de mais de seis meses. Hoje foi maravilhoso, pois vim aqui e consegui realizar o preventivo que eu tanto precisava”, comemorou.

Cerca de 500 vagas disponíveis

E ainda dá tempo de participar da ação, que ainda tem cerca de 500 vagas disponíveis para a realização de ultrassonografia, exames laboratoriais e cirurgias eletivas. O agendamento é feito exclusivamente através do site http://feiradapessoaidosa.saude.ba.gov.br e cada cidadão poderá realizar até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento.Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica. A Feira da Pessoa Idosa é a 21ª edição da Feira Saúde Mais Perto, em 2023. Mais de 240 mil atendimentos já foram realizados em toda a Bahia.

Aladim Locutor

Leave a reply