Primeiro dia do Mutirão de Cirurgias supera expectativas e deve atender mais de mil pessoas

0
161

O primeiro dia do Mutirão de Cirurgias, que acontece nesta sexta-feira (21), de 8h às 17h, em Itapuã, superou as expectativas e deve oferecer mais de mil atendimentos. A ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é voltada para quem precisa realizar cirurgia de hérnia umbilical, epigástrica e inguinal, além de procedimentos de remoção do útero e de vesícula, e segue até o próximo sábado (22), em estrutura montada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Dorival Caymmi.

Coordenador da ação, Edvaldo Gomes explica que, devido à grande procura, mais vagas serão disponibilizadas. “Tínhamos uma previsão de realizar, nos dois dias, cerca de mil atendimentos. Porém, a procura foi bem grande e essa meta já foi batida no primeiro dia do Mutirão. Mas vamos seguir com os atendimentos até amanhã e todos que nos procurarem serão acolhidos”, adianta.

Caso o paciente não tenha exames recentes, também é possível fazer ultrassom, eletrocardiograma e exames de laboratório durante a ação.  É o caso da atendente Aída Milena Silva, de 31 anos. Diagnosticada com pedra na vesícula, ela procurou o Mutirão para agendar a cirurgia e realizar os exames pré-operatórios. “Fiz o eletrocardiograma e os exames de laboratório. Achei a ação muito importante, é um alento para quem está precisando, né? Só tenho a agradecer, organização nota 10”, comemora.

Após a apresentação dos exames e consulta com especialista, as cirurgias são agendadas para, posteriormente, serem feitas em um dos hospitais da rede estadual. As cirurgias femininas serão realizadas na Maternidade de Camaçari, enquanto as masculinas serão feitas no Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas. “O paciente já sai daqui com o procedimento agendado, data, local, tudo que precisa saber. Eles serão feitos a partir do dia 24 de abril”, explica o coordenador.  

Subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa ressalta que o mutirão faz parte de uma estratégia da Sesab para reduzir a fila de cirurgias eletivas. “Hoje iniciamos os trabalhos em mais uma edição do Mutirão de Cirurgias, desta vez em Salvador. Através dessa ação, já conseguimos realizar milhares de procedimentos, abrangendo todos os municípios baianos e trabalhando para zerar a fila de cirurgias que tiveram a demanda represada durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19”, explica.

Com um investimento superior a R$ 206 milhões, o Mutirão de Cirurgias Eletivas iniciou os atendimentos em 2022 e já realizou mais de 135 mil cirurgias em 85 unidades de saúde espalhadas por todo o Estado, levando assistência de qualidade para quem mais precisa. A ação faz parte do Programa Estadual de Ampliação do acesso às cirurgias eletivas, que tem como objetivo ampliar a oferta de procedimentos de média e alta complexidade, priorizando a demanda reprimida.

“Estou muito satisfeita e recomendo para todo mundo. Venham, o Mutirão é de graça e uma oportunidade para cuidar do que temos de mais precioso, a nossa saúde”, completa a aposentada Vera Lúcia Alves, de 69 anos, que também foi atendida no primeiro dia da ação. Para ser atendido no Mutirão, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS.

Aladim Locutor

Leave a reply