SEMARH notifica unidade por descarte de material inadequado na Praia de Ipitanga

0
249

Circula em grupos de WhatsApp uma denúncia de poluição na praia de Ipitanga, localizada na Rua Walter da Silva Maia, pelo fundo da Barraca Oásis, no bairro de Ipitanga.

Conforme as informações apuradas através de um vídeo, um transeunte que passava pelo local registrou o despejo de esgotamento sanitário diretamente nas areias da praia. Essa situação agrava na poluição do mar, prejudicando a saúde das pessoas que utilizam a praia para se banhar ou para aproveitar um momento de lazer.

Durante apuração, a redação do Acesse Bahia fez o contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos – SEMARH, para saber se o órgão tinha conhecimento da denúncia e quais medidas seriam adotadas, sendo confirmado o envio de uma equipe de fiscalização ambiental ao local para averiguação da denúncia.
A equipe do portal Acesse Bahia, acompanhou a fiscalização e de acordo com a técnica ambiental, a denúncia era procedente.

“Existe de fato um lançamento de líquidos com características de efluentes não tratados. Embora não possa ser afirmado que a poluição está vindo do condomínio. Por isso, precisamos notificar a residência para que preste esclarecimento quanto ao sistema de esgotamento sanitário para a regularização”, declarou Luciana Costa, analista técnica da SEMARH.

Uma moradora do condomínio identificado como possível responsável pelo despejo dos dejetos, afirmou que não tinha conhecimento do vazamento para o sentido da praia e declarou que no sistema de esgoto tem uma fossa e que esse processo é feito para a limpeza, só não soube dizer se era regularmente.

De acordo com a equipe técnica da SEMARH, uma notificação foi emitida para que o responsável pelo empreendimento compareça a secretaria para esclarecimentos.

O Acesse Bahia acompanhará o andamento da denúncia.

Aladim Locutor

Leave a reply