Profissionais da saúde de Lauro de Freitas começam a ser vacinados contra sarampo na próxima segunda-feira (4)

0
143

Funcionários de unidades de saúde públicas e privadas e profissionais da área de Lauro de Freitas começam a ser vacinados contra o sarampo na próxima segunda-feira (14). Os detalhes da campanha, que segue até o dia 30 de abril, foram tratados em reunião nesta terça (29), na Secretaria Municipal da Saúde (SESA). A vacina será aplicada em todas as unidades de saúde, das 8h às 15h30. Deverão ser apresentados documento oficial com foto, CPF e cartão de vacinação

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Daniel de Assis, a vacinação será realizada de forma seletiva. “A vacinação será conforme o cartão de vacina do profissional. Caso nunca tenha se vacinado contra a doença, vamos iniciar o esquema vacinal com a primeira dose e agendar a dose de reforço no prazo de trinta dias, fechando o esquema vacinal. Caso já tenha uma dose, contaremos o mesmo prazo de 30 dias para aplicação do reforço”, explicou Daniel Assis.

A campanha também será direcionada ao público infantil. A partir do dia 2 de maio, será iniciada a vacinação de crianças com idade de seis meses a 5 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os detalhes sobre a vacinação deste público, serão divulgados com antecedência no site e redes sociais da Prefeitura de Lauro de Freitas. O sarampo é uma doença infecciosa e altamente transmissível, podendo levar à morte, principalmente crianças menores de um ano.

A transmissão do sarampo ocorre quando o doente tosse, fala ou espirra perto de outras pessoas. A diretora médica da atenção especializada de Lauro de Freitas, Maria Izabel Andrade, alerta para a necessidade da vacinação, única forma de evitar a contaminação. “Sem a vacina não conseguimos a imunização. O sarampo é uma doença altamente transmissível e pode levar a infecções respiratórias, problemas neurológicos e, em casos mais graves, até à morte,” alertou.

Os sintomas da doença são diarreia, febre acima de 38 graus, tosse e manchas vermelhas na pele, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas. O sarampo já estava erradicado do Brasil, no entanto, desde 2018 começou a registrar surtos da doença, o que levou o país em 2019 a perder o certificado de erradicação da doença. A data de 30 de abril é o dia D de mobilização nacional contra o sarampo.

Jornalista: Rodrigo Castro
Foto: Wandaick Costa

29/03/2022

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Deixe uma resposta