Programação do Novembro Negro de Lauro de Freitas 2023 destaca o tema “Vidas Negras Importam!”

0
272

Com o tema “Vidas Negras Importam!”, a programação do Novembro Negro de Lauro de Freitas 2023 promete envolver a comunidade local em uma série de eventos que abordam questões de igualdade racial e promovem a valorização da cultura afrodescendente, a partir da próxima segunda-feira (6). As atividades serão realizadas pela Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (Sepadhir).Como destaca a secretária da Sepadhir, Deize Marize, o Novembro Negro de Lauro de Freitas busca promover a inclusão, o respeito e a valorização da cultura negra no Brasil. “É um mês de união e mobilização em prol da justiça social e da igualdade racial, lembrando a todos que a diversidade é um dos principais pilares da riqueza cultural do nosso país. Construímos coletivamente uma programação rica em cultura, em combate à intolerância religiosa e o fortalecimento de políticas de inclusão”, disse.O Superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Adilton Ferreira, reforça que a temática aborda questões que afetam não apenas Lauro de Freitas, mas também o estado e o país como um todo. “A intenção é manter a discussão sobre o genocídio da população negra em pauta, chamando a atenção para a realidade em que pessoas negras continuam sendo vítimas de violência policial e racial de forma constante”, ponderou.
Confira a programação: Dia 06/11 – Abertura Solene e Desfile TemáticoA partir das 14h, o Auditório Abdias do Nascimento, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, será palco da abertura solene do Novembro Negro. O evento contará com a presença de autoridades locais. Neste dia, também acontecerá o lançamento do Projeto “Periferia do Futuro” e um desfile temático. A celebração ainda contará com atrações musicais.Dia 06/11 – Amarração do OjásA tradição ocorre no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, a partir das 17h, em um ritual que celebra a cultura afro-brasileira e passa a mensagem de paz com a amarração de tecidos brancos em árvores.Dia 14/11 – Bate Papo Trans com Giovanna FerreiraO 9° BPT se une ao Novembro Negro em uma edição especial que trará um Bate Papo Trans com Giovanna Ferreira, às 16h, para abordar questões de gênero e diversidade.Dias 17 e 18/11 – I Feira de Empreendedores AfrodescendentesDas 9h às 19h, a Praça Martiniano Maia, no centro de Lauro de Freitas, será o local da I Feira de Empreendedores Afrodescendentes. O evento destaca o empreendedorismo e a criatividade da comunidade negra. 
Dia 19/11 – Encontro dos Amigos – Largo de PortãoDas 9h às 18h – Iniciativa do Grupo de Capoeira Tocha de Fogo
Dia 25/11 – Caminhada “A Cor da Cidade”A partir das 14h, a comunidade se unirá na Caminhada “A Cor da Cidade”, uma iniciativa da entidade Posse Conscientização e Expressão – PCE. A caminhada terá início no Largo do Caranguejo e é uma manifestação de conscientização e celebração da cultura afrodescendente.
Texto – Laerte SantanaFoto – arquivo / Danilo MagalhãesSUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitaswww.laurodefreitas.ba.gov.br

Aladim Locutor

Leave a reply