Regulação descentralizada: USFs Santa Bárbara e Tarumã passam a agendar consultas e exames em Lauro de Freitas

0
234

A partir desta sexta-feira (27), as Unidades de Saúde da Família (USFs) Santa Bárbara e Tarumã localizadas na Itinga, em Lauro de Freitas, passarão a realizar marcação de consultas, exames e procedimentos de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, integrando a rede de postos descentralizados da Regulação no município.

Com a adesão dessas USFs à rede, Lauro de Freitas amplia a capacidade de atendimento, passando a contar com dez os equipamentos que oferecem o serviço, sendo cinco somente no bairro da Itinga.

Os postos descentralizados da Regulação já funcionam nas seguintes USFs: Parque São Paulo, Jardim Independência, Espaço Cidadão e São Judas Tadeu (Itinga), Irmã Dulce (Portão), Vida Nova/Caji (Vida Nova), Padre João Abel (Jambeiro) e Chafariz (Centro). “A descentralização é importante para atender a população com mais celeridade e comodidade”, destaca o secretário de Saúde, Augusto César Pereira.

O secretário informa que até o final do ano, todas as 16 USFs devem estar com o sistema de marcação ativos.  “Estas unidades estavam inseridas em nosso cronograma. A expectativa é de que todas as USFs possam oferecer este serviço e para isso estamos informatizando todos os equipamentos e implantando também o prontuário eletrônico que vai facilitar os serviços de assistência à saúde primária”, completou.

Cartão do SUS 

Outra novidade é que a partir desta sexta-feira (27) a Administração Regional de Areia Branca (AR), passará a emitir o cartão SUS.

Para ter acesso ao documento, que garante atendimento nas unidades de saúde da rede SUS municipal, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência.

Em Lauro de Freitas, o cartão SUS pode ser confeccionado também no Posto Avançado de Vacinação localizado no Piso L2 do Parque Shopping Bahia, na Central Municipal de Regulação, localizada na faculdade Unime e na Administração Regional de Itinga, localizada na Praça da Mulher.

Texto – Giovanna Reyner

Foto – arquivo PMLF

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Aladim Locutor

Leave a reply