Sem novos casos de Covid, Lauro de Freitas desmobiliza unidade referência no tratamento da doença

0
549

O Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI) teve leitos desmobilizados pela falta de casos de Covid-19 em Lauro de Freitas. O anúncio da desativação da unidade de saúde referência no tratamento e diagnóstico da doença na cidade foi feito aos profissionais que atuavam no local pela prefeita Moema Gramacho na manhã desta terça-feira (03).

Após o fechamento, o espaço onde funcionava o PASAI será submetido a desinfecção e passará por reforma, segundo a gestora. “Graças a Deus, ao trabalho dos profissionais de saúde e à vacina, estamos há alguns meses sem novos casos de Covid. Então, não há como justificar o funcionamento de um espaço exclusivo para o tratamento da doença, com toda essa infraestrutura. Só para exemplificar, já chegamos a atender cerca de 350 pessoas por dia. Atualmente esse número não chega a 30 pessoas, e nem são pacientes de Covid”, explicou. O destino do prédio será definido em breve, após escuta popular e reuniões com órgãos competentes da área da saúde.

Com palavras emocionadas, a prefeita agradeceu o empenho de todos os profissionais que atuaram na unidade durante seus dois anos de funcionamento. “Quero agradecer a todos os profissionais de saúde que se esforçaram para acolher e cuidar de milhares de atingidos pela Covid-19, não só de Lauro de Freitas, mas pessoas de toda a Região Metropolitana que passaram por aqui. Vocês foram verdadeiros guerreiros!”. A prefeita salientou que se houver aumento no número de casos da doença no município, o PASAI será reativado para atender a população.

O secretário municipal de saúde, Augusto César Pereira, contou que enquanto gestão, a desativação da unidade representa um momento doloroso. Mas os resultados obtidos na unidade de saúde, através das vidas salvas e dos milhares de atendimentos, reforçam a importância do trabalho realizado no local. “Hoje podemos dizer que estamos livre da Covid, e tenho certeza que toda a população está feliz por isso e entende o fechamento desse ciclo”, contou.

O médico Iago Vitena, que atuou no PASAI por cerca de um ano e meio, contou que essa foi uma oportunidade marcante que levará para toda a vida. “O PASAI forneceu um excelente trabalho em Lauro de Freitas. Ouso dizer que essa foi uma das melhores unidades de saúde que o município já teve, talvez uma das melhores da Região Metropolitana. Foi uma batalha muito forte vencida por toda essa equipe que muito se empenhou. Para nós, fica a sensação de dever cumprido”, disse.

Inaugurada em abril de 2020, a unidade de saúde realizou mais de 70 mil atendimentos e registrou 25 óbitos, sendo uma referência no tratamento de pacientes com síndromes gripais e respiratórias no município, segundo Gil Jaraguá, coordenador da unidade.

No período, o equipamento realizou exames para diagnóstico da Covid-19, raio-X, análises laboratoriais e eletrocardiograma. O PASAI contou com 200 colaboradores, entre médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e administrativo.

Com a desmobilização do PA, quem precisar de atendimento médico deve se dirigir ao Pronto Atendimento Nelson Barros, situado na Unime, no Centro.

Jornalista: Aina Soledad
Foto: Lucas Lins

03/05/2022

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Mara Campos – Superintendente de Comunicação
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo

Aladim Locutor

Leave a reply