SEMARH atende em média 30 ocorrências de poluição sonora por dia em Lauro de Freitas

0
244

Com a chegada das festas de final de ano e da alta estação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) intensificou a ação de conscientização ao combate à poluição sonora nos estabelecimentos comerciais e residenciais de Lauro de Freitas.

Durante toda a semana, as equipes de fiscais da SEMARH visitaram lojas, restaurantes e bares de diversos bairros para levar informação e orientar quanto a necessidade de não ultrapassar os limites permitidos de emissão sonora. E a partir desta sexta-feira (16), estarão durante todos os finais de semana nas ruas para realizar fiscalização repressiva.

De acordo com o superintendente de Fiscalização de Poluição Sonora, Moisés Brandão, as incursões acontecem durante todo o ano e de forma mais intensa durante o verão, quando a cidade recebe um número maior de visitantes e também a época em que acontecem mais festas. “Este período é quando ocorre o maior número de chamadas, inclusive de residências. Atualmente estamos fazendo o mapeamento das chamadas para realizar a vistoria educativa”, explicou.

Durante as atividades de educação ambiental nos estabelecimentos, os comerciantes foram instruídos a respeito da Lei Municipal 1.536/2014, que trata sobre combate à poluição sonora, que causa perturbação de sossego e danos à saúde da população. A Lei estabelece que os limites de decibéis de 7h às 21h59 é de até 70dB, e das 22h às 06h59 até 60dB.

O secretário da SEMARH, Alexandre Marques, informa que nessa época o órgão atende cerca de 30 chamadas diariamente. “A poluição sonora afeta a qualidade de vida de forma coletiva, além de trazer consequências para a saúde física e mental. É preciso combater esta prática na cidade e mostrar através da educação ambiental, a forma correta dos estabelecimentos utilizarem o som, sem causar perturbações e respeitando o próximo”, pontuou.

Denúncias

Situações de possíveis desobediências à lei do silêncio, podem ser informadas através do telefone 156, do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), em funcionamento 24h por dia ou pelo canal de denúncias da própria SEMARH, no número (71) 3369-9162, em funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 14h e também pelo e-mail: [email protected].

Texto – Giovanna Reyner
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply