Com presença da prefeita, Arena Aquática dá início às aulas de natação







A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias municipais de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECUJE) e de Educação (SEMED), deu início, na manhã desta quarta-feira (20/8), às aulas de natação na nova Arena Aquática, localizada em Itinga. A atividade integra o Programa Esporte Cidadão. 2 e contou com a presença da prefeita Débora Regis durante a aula inaugural.
De acordo com a diretoria de Esportes da SECUJE, 160 alunos estão participando desta primeira etapa, com aulas divididas entre os turnos matutino e vespertino. A expectativa é de que mais 200 crianças, já inscritas, passem por triagem para também terem a oportunidade de participar das atividades aquáticas. Para a realização das aulas, a Arena conta com uma equipe composta por seis professores, uma psicóloga, salva-vidas e equipe administrativa, garantindo estrutura e segurança para os participantes.
Durante a aula, a prefeita ressaltou a transversalidade das secretarias e o resgate do uso do equipamento. “A gente passou a dar vida para essa piscina com toda essa criançada aqui, com todos os nossos idosos e com toda a população, utilizando um serviço público de qualidade. É para isso que a nossa gestão veio, para fazer um trabalho transversal entre as secretarias e garantir que as crianças que se inscreveram e passaram pela triagem possam estar aqui hoje”, disse a gestora do município,
Débora Regis.
O vice-prefeito e titular da SECULJE, Mateus Reis, salientou que o objetivo é expandir as vagas. “Hoje nós começamos com 160 crianças, mas vamos atender de segunda a sábado, um total de 360 crianças aqui na Arena, em Itinga, e depois vamos expandir para a Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia, e para o Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão (CETIP) para atender mais crianças. Além disso, também vamos ofertar as vagas para os idosos que poderão se exercitar durante o período noturno”, falou o secretário.
Acompanhando o filho Levi na aula, Joseane Melo, de 34 anos, falou da importância da Arena. “Eu moro aqui do lado, e para a nossa comunidade foi muito importante ver a piscina funcionando, e poder ter esporte para os nossos filhos”, disse. Quem também gostou do programa foi Agnaldo Souza, de 45 anos. “Eu fiquei sabendo das aulas durante a inauguração, e acho que é um projeto muito importante para resgatar essa questão do esporte aqui na cidade e eu espero que continue, porque além de incentivar a criança, incentiva também os pais”, finalizou.
Muito entusiasmado com a aula, Guilherme Pinheiro, de 15 anos, disse que as aulas vão ajudar muito a sua saúde. “Eu acho que a natação é importante para a gente por causa da educação física. Muitas pessoas têm problemas físicos, de saúde, e a natação ajuda. Essa Arena reformada pela prefeitura, foi uma inovação para nós”, explanou.
O aluno que deseja participar do Projeto Esporte Cidadão.2, precisa manter um bom desempenho acadêmico, além de apresentar um comportamento adequado em sala. Também estiveram presentes a gestora da SEMED, Tamires Andrade, e a Chefe de Gabinete, Fátima Barbosa.
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.