Conselho de Cultura de Lauro de Freitas discute Política Nacional Aldir Blanc em reunião ordinária

0
165

Na tarde desta terça-feira (09), o Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas (CMPC realizou sua quinta reunião ordinária debater a implantação da Política Nacional Aldir Blanc- PNAB no âmbito do município. O encontro foi na Sala de Reuniões do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF).

O Debate entre os conselheiros e convidados visou discutir e planejar a utilização dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc II e a iniciativa é parte integrante do processo de implantação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que tem como objetivo principal a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR).

Durante o debate, a equipe técnica da SECULT apresentou informações obtidas na Audiência Pública realizada no último sábado (06). Foram discutidos temas cruciais, como a distribuição equitativa dos recursos, a diversidade de linguagens artísticas contempladas, a promoção da cultura local, a transparência na gestão dos investimentos, prioridades para a destinação dos recursos, além de estratégias que proporcionem um espaço democrático para que diversos setores da sociedade participem ativamente do processo de planejamento e gestão cultural.

Segundo a Vice-presidente do CMPC, Elaine Paranhos, esta é uma oportunidade valiosa para que os conselheiros municipais de políticas culturais contribuam com ideias, sugestões e críticas construtivas na definição do PAAR. “Parabenizo a SECULT em propor uma pauta tão importante para a nossa reunião ordinária de abril, onde tivemos a oportunidade de expressar nossas opiniões, apresentar propostas e discutir a alocação de recursos disponíveis no âmbito do plano de ação do município. Isso prova o compromisso da gestão cultural do município em democratizar o acesso às informações e construir coletivamente com a classe cultural”, finalizou a Vice-presidente.

Fábio Costa, conselheiro de cultura representante da Sociedade Civil, destaca o papel importante do CMPC no avanço das políticas culturais da cidade. “O conselho tem desempenhado um papel fundamental na consolidação das políticas culturais e debater a PNAB Lauro de Freitas, podendo trazer as demandas dos diversos segmentos artísticos, tendo a certeza que a SECULT acolherá essas demandas, em busca de garantir que esse recurso chegue na ponta”. Disse   

A Secretária Executiva do CMPC e Assessora Técnica da SECULT, Viviane Silva, enfatizou a longa caminhada de discussões que a SECULT ainda realizará. “Além da audiência pública já realizada e dessa reunião, outros mecanismos de escuta ainda serão realizados a exemplo da consulta pública online e da caravana da PNAB Lauro de Freitas, que irá para bairros como Vida Nova, Capelão e Jambeiro estimulando o diálogo da Administração Pública Municipal com a comunidade cultural dessas localidades”.

ASCOM / SECULT / PMLF

FOTO – Danilo Magalhães

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply