INOVA Lauro é lançada como primeiro hub de inovação e tecnologia de Lauro de Freitas 

0
169

Com o lançamento da INOVA LAURO, nesta sexta-feira (01), o município de Lauro de Freitas se prepara para se tornar um dos maiores incubadores e desenvolvedores de startups do país. O primeiro hub de inovação e tecnologia da cidade, que está sendo estruturado no Parque Shopping Bahia, é uma empresa de economia mista idealizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com entidades das áreas de soluções tecnológicas e da geração de negócios. 

O espaço onde vai funcionar a INOVA LAURO, situado no piso L3 do shopping, possui 600 metros quadrados e será equipado com baias de coworking, salas de reuniões, auditório e um ambiente de inovação. Quem passa no local próximo ao cinema e a praça de alimentação já consegue visualizar o anúncio que chama atenção para o primeiro hub da cidade, onde também será ofertado serviços e consultorias nas áreas de inovação e tecnologia para instituições públicas, privadas e similares. 

A INOVA foca no desenvolvimento socioeconômico, na geração de empregos, no fortalecimento da base empresarial e da tecnologia, como afirma a prefeita Moema Gramacho. “Este projeto da INOVA Lauro foi pensado pelo Executivo Municipal e aprovado por lei na Câmara de Vereadores. É uma empresa acompanhada de Conselho Administrativo, que visa modernizar a gestão, a cidade, as relações públicas e empresariais, para que tenhamos ainda mais crescimento”, ressaltou. 

Segundo o presidente da INOVA Lauro, Roque Fagundes, a empresa de economia mista se comprometerá em entregar resultados empresariais, financeiros e sociais. “O espaço hub vai servir para empresas gerarem negócios e para o povo de Lauro de Freitas se qualificarem. Teremos o lado empresarial, com a atração e acomodação de startups, e o social, porque teremos cursos de qualificação e aprimoramento para empreendedores”, relatou.

A Agência Sebrae, que vai atuar junto a INOVA com suporte técnico, é uma das entidades parcerias responsáveis pela oferta de cursos. O superintende do Sebrae, Jorge Khoury, destaca que o hub da cidade se estabelece como um projeto piloto que deve ser copiado em demais municípios da Bahia. “A parceria do Sebrae com a Prefeitura nesse projeto vem para trazer condições e suporte para que os negócios do município se desenvolvam de forma estruturada”, disse. 

Outra possibilidade de formações qualificadas será ofertada pela Caixa (CEF). Durante o lançamento da INOVA, a instituição assinou um termo de cooperação com a Prefeitura. Sâmio Cássio Melo, superintende da Caixa, avalia a INOVA como um projeto visionário. “Vamos fazer a parceria para utilizar a Universidade Caixa, um ambiente corporativo, para que servidores e comunidade utilizem a plataforma digital”, explicou.

O evento de lançamento da INOVA Lauro – o primeiro hub da cidade – contou com a participação de mais representantes de entidades parcerias, como o Vale do Ipitanga, CDL, Parque Shopping Bahia, Câmara de Vereadores, além do Conselho Administrativo da INOVA Lauro e Secretarias municipais. A Orquestra Sinfônica do Núcleo NEOJIBA Lauro de Freitas realizou apresentações musicais. 

Texto – Laerte Santana 

Foto – Danilo Magalhães 

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Aladim Locutor

Leave a reply