Lauro de Freitas inicia aplicação da vacina contra Influenza; confira grupos e locais de imunização

0
158

A Prefeitura de Lauro de Freitas iniciou nesta terça-feira (12), a campanha de vacinação contra a Influenza. Neste primeiro momento, estão sendo vacinados os grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). 

O lançamento aconteceu no posto avançado de vacinação, localizado no Parque Shopping Bahia, e contou com a presença da Prefeita Moema Gramacho que enfatizou a importância da imunização. “A campanha se inicia com os grupos prioritários, que são as pessoas que mais tendem a ter complicações da gripe. Nossa intenção aqui é prevenir a população contra a influenza, por que pode ser uma gripe simples, mas pode também se transformar em uma gripe que leve à morte”. A gestora municipal ainda frisou. “É inadmissível que nós no terceiro milênio ainda tenhamos pessoas que venham a falecer por causa da influenza, por isso a necessidade de prevenir”, pontuou.

Segundo o secretário municipal da saúde, Augusto César Pereira, a campanha de imunização é fundamental para a prevenção. “Hoje nós estamos aqui neste espaço único na Bahia, um posto avançado de multivacinação, que funciona durante todo o ano dentro do shopping, lançando a campanha de vacina contra a Influenza. A ideia é prevenir e cuidar da população”. O titular da SESA, reforçou que a meta do município é aplicar todas as doses recebidas “Nosso município recebeu 18.800 doses do imunizante, e a nossa meta é a aplicar todas”.

Leni Araújo, 73 anos, soube do início da vacinação contra a Influenza através da televisão: “Eu soube pela TV, e vim com minha amiga Inês Maria, para nos proteger. Todo ano eu faço questão de vim” contou. 

Os funcionários públicos, Tiago Almeida, 31 anos, e Daiane Lopes, de 38 anos, levaram a filha, Júlia, de 5 anos para se proteger e fizeram um pedido à população.  “Vacina é essencial, nós somos da geração em que nossos pais nos vacinaram, e hoje nós estamos aqui saudáveis. Várias doenças já foram erradicadas e agora estão voltando. Então, pais dessa nova geração, é importante a vacinação, é necessário. Sempre que tem uma convocação, nós trazemos Júlia, pois por mais que a dor seja momentânea, os benefícios são para sempre”, enfatizou Daiane.

Além do posto avançado de vacinação no Parque Shopping, os interessados podem se dirigir, a partir desta quarta-feira (13), a uma das 16 Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, portando documento oficial com foto, CPF e cartão do SUS.

Grupo prioritários 

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

Trabalhador da Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Professores do ensino básico e superior;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais de idade;

Pessoas em Situação de Rua;

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

independentemente da idade;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo

curso;

Trabalhadores Portuários;

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade,

adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Texto – Yandra Barros

Foto – Danilo Magalhães

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Aladim Locutor

Leave a reply