Novas câmaras de refrigeração vão ampliar em 41% a capacidade de armazenamento da rede de saúde de Lauro de Freitas

0
49

As 16 Unidades de Saúde da Família (USF) de Lauro de Freitas contam, a partir desta segunda-feira (25), com novas câmaras de refrigeração. Os equipamentos vão ampliar em até 41% a capacidade de armazenamento de vacinas e medicamentos na rede do município com a possibilidade de acondicionar quase 60 mil doses de imunizantes a mais. Ao todo foram entregues 20 equipamentos, as outras quatro câmaras serão destinadas a unidades que devem ser inauguradas na cidade até o final do ano.

Atualmente, a rede de frios de Lauro de Freitas conta com oito câmaras de refrigeração fixadas na Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SESA). “Os novos equipamentos, adquiridos com recursos do tesouro municipal, vão garantir a conservação dos imunizantes e medicamentos. As câmaras são modernas e mantém o padrão de atendimento às normas e especificações de segurança exigidas pelos órgãos regulamentadores”, disse a prefeita Moema Gramacho.

 

De acordo com o secretário da SESA, Augusto César Pereira, cada câmara vertical tem a capacidade de armazenar até duzentos litros. “O refrigerador funciona de 2°C a 8°C, essa temperatura é ideal e garante a qualidade e eficácia dos materiais armazenados e em casos de queda de energia, possui sistema de baterias com até 72 horas de autonomia”, explica. O equipamento de ponta registra os dados de todo o período da conservação e possui sistema de alarmes em casos de anormalidade. Cada câmara vem acompanhada de pen drive e manual técnico.

 

A gerente da USF Jardim Independência, na Itinga, Renata Caminha, comemorou ao receber o novo equipamento. “Esse momento é uma vitória para a saúde de Lauro de Freitas. As câmaras irão acondicionar vacinas que salvam vidas e irão facilitar a organização e o bom desempenho da USF”, falou. Para o gerente da USF Jardim Tarumã, também na Itinga, Aldenir Sena, o sentimento é semelhante. “Isso representa um avanço muito grande para toda a cidade”, finalizou.

 

Texto – Giovanna Reyner

Fotos: Lucas Lins

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Deixe uma resposta