Prefeita entrega chave da cidade à família do eterno Rei Momo Duzinho Nery e Carnaval começa em Lauro de Freitas
A emoção tomou conta da abertura do Carnaval de Lauro de Freitas. Na tarde desta sexta-feira (17), o pontapé inicial da folia foi dado pela prefeita Moema Gramacho que, acompanhada de vereadores e secretários, entregou a chave da cidade a Alan Nery e seus pais, família do eterno Rei Momo da cidade, Duzinho Nery, falecido em 2021 em virtude de um linfoma.
De cima do trio, a festa, que este ano traz o mote ‘Carnaval da família, paz, amor e alegria’, Moema falou sobre a expectativa em retomar a folia após dois anos de suspensão devido à pandemia do coronavírus. “Estamos tendo a permissão divina em viver a maior festa popular do planeta e isso é motivo de muita alegria e aproveitando esse momento especial para render homenagens àquele que sempre foi e será o espírito do carnaval, Duzinho”, disse a prefeita.
Alan, eleito o Rei Momo do carnaval 2023 de Salvador, não escondeu a gratidão em receber a chave de Lauro de Freitas em homenagem ao irmão. “É uma felicidade estar aqui nesse momento lindo na cidade onde nasci, fui criado e moro. Só tenho a agradecer pela semente plantada por meu irmão e por hoje poder colher isso”, declarou ao lado da mãe Dona Lindóia que disse. “Não tenho como mensurar a alegria deste momento. Sou grata por não deixarem a memória dele morrer”. Na porta da casa da família, uma placa em homenagem ao talentoso artista foi fixada.
Este ano, o Carnaval de Lauro foi organizado nos Circuitos Domingos Balaieiro (do final de linha dos ônibus do Centro em direção a Praça da Matriz), Circuito Alternativo (saindo do final de linha em direção a Vila Praiana) e Arena Duzinho Nery, na Praça da Matriz. O primeiro dia da festa, que segue até terça-feira (21), contou com desfiles de blocos tradicionais como Coroas de Santo Amaro e Jacaré Solteiro e as apresentações de bandas como Rafa e Pipo Marques, Bom Balanço e 7Kassio.
Carnaval da paz e das famílias
Pelas ruas do Centro, as casas decoradas com temas carnavalescos demonstravam o tom característico da folia. Famílias, crianças e idosos brincando pelas ruas sem se preocupar com tumultos ou grandes aglomerações. “Eu amo carnaval e estava morrendo de saudade dessa festa linda”, disse a aposentada Lúcia Chagas.
Dançando ao som de Rafa e Pipo Marques, a foliã Carla Dias e suas filhas Julia, Maria Clara e Larissa curtiram o carnaval da cidade pela primeira vez. “Eu prefiro ficar aqui porque é perto de nossa casa e estou adorando porque é seguro e tranquilo, ótimo para vir brincar com as crianças e com a família”, disse.
Blocos mantêm a tradição da alegria
O tradicional bloco de carnaval, Coroas de Santo Amaro, foi o primeiro a desfilar no Circuito Domingos Balaieiro. O abadá com o rosto estampado de Duzinho Nery chamou a atenção de quem assistiu a festa passar, e na porta da casa do eterno Rei Momo, o bloco fez uma parada para render homenagens e orações.
O bloco de travestidos “As Primas” trouxe para as ruas toda a animação e irreverência do carnaval. Vestidos de Emília – personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. O bloco composto só de homens foi embalado por som automotivo sacudindo por onde passava.
Quem curtiu o primeiro dia do carnaval em Lauro ainda brincou com os blocos Jacaré Solteiro e Resistência. “Eu adoro a folia em Lauro, é perto de casa e super tranquilo”, disse a dona de casa, Lúcia Souza.
Folia continua
Neste sábado (17), a festa continua a partir das 17h na Arena Duzinho Nery com a banda Dois Amores, Rode Torres, Forrozão e Me Siga. Os blocos Água Dura, Sunga Fest, Juntos e Misturados, São Raimundo e Paredão do Rap desfilam no circuito Domingos Balaieiro a partir das 17h.
Texto – Giovanna Reyner
Foto – Maína Diniz
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
TEL.: (71) 3288-8371
Filho da terra, locutor há mais de 20 anos, blogueiro, empresário e apaixonado por Lauro de Freitas-Bahia.
Leave a reply Cancelar resposta
Mais Notícias
-
Jornada Pedagógica debate educação integral na rede municipal de Lauro de Freitas
16 de fevereiro de 2024