SPM-BA realiza capacitação para equipes dos Centros de Referência de Lauro de Freitas

0
276

As equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social e do Centro de Atendimento à Mulher (CRAS, CREAS e CRAM) passaram por uma capacitação sobre a intersetorialidade da Rede de Enfrentamento à violência de gênero. A atividade foi promovida pela Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres Estadual (SPM-BA), contando com a participação de 35 profissionais, que exercem atividades nos equipamentos públicos de Lauro de Freitas. A qualificação aconteceu nesta segunda e terça-feira (9) no auditório do Centro de Referência Lélia Gonzalez, localizado no bairro de Vilas do Atlântico.

 A atividade contou com a presença das técnicas da SPM-BA, Uiara Lopes e Geane Lopes, responsáveis por conduzir a capacitação. De acordo com Geane, o estado da Bahia tem 37 equipamentos voltados para mulheres vítimas de violência de gênero. Ela explica que essa capacitação está sendo feita em diversas localidades, no intuito de qualificar o atendimento e fortalecer a rede de enfrentamento. “O encontro presencial é muito importante para que as profissionais esclareçam suas dúvidas, troquem conhecimento e fiquem mais preparadas para o devido suporte à vítima e ajude em sua recolocação na sociedade”, disse.

Em Lauro de Freitas, o CRAM funciona para atendimento a todos os tipos de violência no público feminino e os Centros de Assistência Social, além de prestar seus serviços ligados à cidadania, devem identificar as vítimas de violência, fazendo o devido direcionamento. “Há um equívoco na compreensão da Norma Técnica, que é a diretriz dos CRAMs, de que o equipamento só atende mulheres em situação de violência doméstica. O CRAM deve atender toda e qualquer violência que a mulher sofrer. Essa capacitação é essencial para que todas as profissionais possam identificar as mulheres vítimas de violência e ajudar a romper esse ciclo”, comentou Sule Nascimento, coordenadora do CRAM – Lauro de Freitas.

 

Jornalista: Iana Silva
Foto: Maína Diniz 
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.

Aladim Locutor

Leave a reply