Integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
também participam de capacitação em Lauro de Freitas

0
285

Instituições, serviços governamentais e não governamentais que integram a REDE de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Lauro de Freitas também participaram na tarde nesta terça-feira (09), da capacitação permanente realizada pela Secretaria de Política para Mulheres do Estado da Bahia (SPM – BA). A ação aconteceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Lélia Gonzalez, em Vilas do Atlântico. 

De acordo com a coordenadora do CRAM, Sule Nascimento, durante dois dias a SPM – BA abordou assuntos relacionados às competências do equipamento. Na segunda-feira (08), a palestra foi ministrada para os servidores do CRAM, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Já  nesta terça-feira as temáticas foram voltadas para a Intersetoralidade da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e logo após uma reunião direcionou o fluxograma da Rede.

Em Lauro de Freitas, a REDE de Enfrentamento conta com a participação de órgãos municipais da educação, saúde, social e da justiça e segurança, por exemplo. A assessoria técnica da secretaria da Juventude, que também integra a REDE, avaliou como positiva a reunião. “Nós precisamos estar sempre alertas porque muitas vezes a mulher violentada não verbaliza o que está acontecendo e nós precisamos ter a sensibilidade para perceber”, disse.  

Atenta às explicações, a técnica em saúde que atua no Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (CAPS-IA), Tainara Sacramento, relata que situações relacionadas à violação de direitos da mulher são muito frequentes durante os atendimentos CAPS-IA. “Apesar de não sermos um espaço voltado para esta atenção, nós recebemos constantemente mulheres que estão sendo agredidas pelos seus companheiros, e esta reunião foi importante para nos embasar sobre como proceder, para onde encaminhar”, avaliou.

Texto – Giovanna Reyner

Foto – Danilo Magalhães 

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply