Com fé, tradição e programação cultural, Lauro de Freitas celebra Iemanjá nesta sexta-feira (02)

0
136

Sincretismo, religiosidade, gratidão e muita fé. Nesta sexta-feira (02), devotos tomarão conta da Praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, para saudar Iemanjá, a ‘Rainha do Mar’, em uma das festas populares mais intensas e tradicionais do Estado. A manifestação cultural e religiosa afro-brasileira tem início previsto para às 6h com a tradicional alvorada. 

Às 7h, os presentes serão recebidos com o tradicional Xirê – cantigas e danças para saudar os orixás. Logo depois, às 8h, o cortejo sai com o balaio principal em direção ao mar. Para fechar a programação, a partir das 10h haverá uma manifestação cultural, que vai agitar o público presente na Praia de Buraquinho.

O secretário da SECULT, André Pereira, enalteceu o 2 de fevereiro e falou sobre a importância do sincretismo religioso para o município. “A Festa de Iemanjá é uma das mais populares e valorizadas manifestações tradicionais do nosso município. Uma festa cheia de misturas e tradições que atrai a Praia de Buraquinho, uma multidão imensa de fiéis e admiradores. É importante que as pessoas conheçam e respeitem. Essa manifestação tradicional conta com a participação de mais de 15 comunidades de terreiro do nosso município, demonstrando a força e o respeito à ancestralidade cultuada pelas comunidades e povos tradicionais”, declarou.

A festa é realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), através de Patrocínio firmado com a Associação São Jorge Filho da Gomeia e em parceria com Colônia de Pescadores de Buraquinho, o Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia, com a Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (FENACAB/Coordenação Lauro de Freitas) e mais 15 terreiros de Candomblé.

Aladim Locutor

Leave a reply