DEFESA CIVIL DE LAURO DE FREITAS REALIZA TRABALHO PREVENTIVO

0
419

Técnicos da Defesa Civil Municipal, vinculada ao Gabinete do viceprefeito, Dr. Vidigal Cafezeiro, vem intensificando um conjunto de ações destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos, reduzindo assim os riscos e danos a população nesse período de outono e Operação Chuva 2022.

O monitoramento do nível dos Rios Ipitanga, Goró, Areia, dos diques dos Reservatórios de Amortecimento responsáveis por acumular temporariamente as águas liberando de forma controlada reduzindo os riscos de inundações, montante e jusante da Barragem Joanes I e dos dados dos acumulados de chuvas em tempo real por meio dos Pluviômetros Automáticos e Estação Hidrológica fazem parte das atividades de prevenção, mitigação e preparação cotidianas da Defesa Civil Municipal.

Os Pluviômetros Automáticos da Rede de Monitoramento do CEMADEN, que estão instalados em pontos estratégicos do município são responsáveis por medir a quantidade e intensidades das chuvas que podem deflagrar deslizamentos, inundações e alagamentos de via. Os equipamentos recebem visitas periódicas onde os técnicos da Defesa Civil Municipal realizam inspeção das condições estruturais da base da estrutura para realização de manutenção e limpeza dos dispositivos de medição com vistas a remover poeiras, folhas e insetos que impeçam o correto funcionamento do equipamento.

Nesta sexta-feira (20) o equipamento instalado no bairro de Vila Praiana precisou ser removido temporariamente como medida preventiva para realização da substituição das placas de metal responsáveis pelo seu sustento devido ao desgaste provocado pela maresia que resultou no processo de corrosão.

Além deste trabalho de monitoramento preventivo, a Defesa Civil realiza a colocação de lonas plásticas para impermeabilização de encostas e taludes desprotegidos, após visita prévia para avaliação das condições e possíveis riscos aos técnicos no momento da instalação. Ainda nessa sexta-feira a equipe precisou fazer nova colocação em talude que estava protegido das chuvas, mas teve a lona furtada nos últimos dias.

O plantão de 24h da Defesa Civil pode ser acionado pelos telefones 199, ainda através do 3288 – 8628 e e-mail [email protected] (das 8h às 18h). O órgão é responsável pelo monitoramento de áreas de risco, realização de vistorias, orientação técnica, colocação de lona plástica, capacitação de lideranças comunitárias, durante e depois do desastre, vistoria técnica em áreas de desastres, informação sobre desastres e atendimento às famílias desabrigadas.

Aladim Locutor

Leave a reply