Equipes da operação chuva intensificam trabalho no feriado (21). Mais de 40 famílias foram abrigadas em escolas municipais

0
357

Neste feriado de Tiradentes (21), a Prefeitura de Lauro de Freitas intensificou o trabalho de monitoramento das áreas de risco. Através da “Operação Chuva 2022”, manteve equipes nas ruas, com medidas de prevenção e apoio à população. Até o final do dia, foram registradas mais de 40 ocorrências na Defesa Civil, encaminhadas pelo Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU). Nas últimas doze horas, o pluviômetro registrou um acumulado de 50,2 mm no município.

Durante esta quinta-feira, houve alagamento de vias em alguns pontos, como a Luiz Tarquínio, Jaime Vieira (atrás do Maxxi Atacado) e Gerino de Souza Filho. Também foram registradas algumas inundações, em que famílias da Caixa D’água e Portão ficaram desabrigadas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) deu todo apoio e suporte necessários.

“Quando tivemos conhecimento da ocorrência, acionamos todas as equipes para levar atendimento às famílias que ficaram desabrigadas. Os moradores da Caixa D’água já estão na Escola Catarina de Sena e os de Portão na Escola Vila Nova de Portão. Estamos oferecendo segurança, alimentação, colchões e produtos de higiene. Vamos também orientá-los sobre os trâmites para inclusão no benefício do bolsa-aluguel”, relatou Tito Coelho, secretário da SEMDESC.

O Superintendente da Defesa Cilvil, Tiago Max, explica que mesmo sem chover na tarde desta quinta, no município, o nível de água do Rio Joanes está muito alto, o que promove alagamentos nessas regiões. “Os nossos reservatórios estão funcionando direito. O problema não é originado aqui no município. A questão é o grande volume de água que nós estamos recebendo de outras cidades, que está deixando o nível do Rio Joanes muito alto. Então, o nosso Rio Ipitanga que corta a cidade e deságua no Rio Joanes, não está conseguindo fluir. Se o rio não consegue escoar, ele vai ocupar as áreas marginais”, relatou.

Os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETTOP) também estiveram de plantão neste feriado, trabalhando para organizar o fluxo da cidade. Realizaram algumas interdições de vias para garantir a segurança de motoristas e pedestres. Também estiveram nas ruas, às equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), realizando a manutenção e desobstrução de redes de esgoto, troca de manilha, checagem das redes de drenagem, entre outros serviços.

De acordo com o aviso meteorológico emitido pelo INMET, até amanhã (22), a possibilidade de chuva ficará em torno de 30mm a 60mm ou 50mm a 100mm/ dia.Em caso de emergências relacionadas às chuvas, a população pode acionar as equipes da Defesa Civil Municipal por meio dos telefones 199 ou 3288-8628 e pelo e-mail: [email protected].

Operação Chuva 2022

A Operação Chuva é coordenada pelo gabinete do vice-prefeito, por meio da Superintendência de Defesa Civil, e conta com a participação de mais sete secretarias municipais. Tem o objetivo de dar mais agilidade às ações preventivas e mais segurança à população, especialmente os moradores de áreas de risco. As equipes trabalham em caráter especial de plantão, com atendimento 24h.

Entre as medidas realizadas estão o monitoramento de pontos críticos para alagamentos ou deslizamentos, a limpeza de córregos e rios, desentupimento de bueiros, poda de árvores e limpeza de ruas. As equipes também estão realizando um trabalho social, em que alertam a população que reside em área de risco, orientando sobre a necessidade de saída dos locais e inclusão no benefício do Bolsa Aluguel.

Jornalista: Iana Silva
Foto: Natanael Kiss

21/04/2022

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Aladim Locutor

Leave a reply