Lauro de Freitas inicia emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

0
1365

 

A Prefeitura de Lauro de Freitas deu um passo importante nesta segunda-feira (15), com o lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR).

Agora, as pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão garantidos todos os direitos, como atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Para solicitar a carteirinha, basta os pais ou responsáveis comparecerem na sede da SEPADHIR, no Shopping Passeio Norte, que fica na Estrada do Coco, das 8h às 14h, munidos dos seguintes documentos: relatório médico com CID; comprovante de residência; documentos pessoais da pessoa portadora com TEA e de seu responsável ou cuidador legal e uma foto 3×4.

A prefeita Moema Gramacho abraçou o projeto e falou sobre o lançamento da CIPTEA durante sua gestão. “Não é qualquer entrega, é uma entrega especial. Mais um programa de inclusão social que vai permitir aqueles que ainda não conseguiram ter acesso a esse benefício, serem contemplados agora. A CIPTEA é grandiosa. Eu agradeço muito aos que estiveram imbuídos para desenvolver esse projeto. Nós reconhecemos como um trabalho de suma importância. É uma responsabilidade de todos nós”, pontuou a prefeita.

A titular da SEPADHIR, Deize Marize, reforçou o compromisso da secretaria. “É com grande alegria que estamos iniciando a emissão do CIPTEA. É um compromisso nosso com a população. Estamos efetivando as políticas públicas necessárias. É mais um trabalho árduo e importante. Vamos continuar trabalhando juntos em prol dos avanços e garantias dos direitos das pessoas com TEA”, disse Marize.

Também responsável pelo projeto, Inglid Leila, coordenadora do Gabinete da Prefeita, disse que o início da emissão da CIPTEA vai além da política. “É mais um projeto de inclusão, é um projeto que a gestão abraça com muito amor. Vai além de política. De tudo que foi e tem sido apresentado pelo grupo de trabalho. É um orgulho para mim. Agora, todos os diagnosticados terão seus benefícios impressos na carteira. São vários direitos implícitos que estão disponíveis na CIPTEA. Lauro avança”, avaliou Leila.

Para Fernanda Paranhos, integrante do grupo Mamãe Ativa no TEA, Lauro de Freitas avança na assistencialização para o público TEA. “É realmente muito importante. Sem dúvidas é um avanço. É uma construção. Espero que Lauro de Freitas, a partir disso, se dedique cada vez mais para o desenvolvimento de outras políticas públicas para atender as pessoas do espectro”, avaliou ela, que é mãe do pequeno Arthur de 4 anos.

 

Texto – Neison Cerqueira
Foto – Andressa Oliveira
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply