Lauro de Freitas lança Campanha “Seja Amigo da Criança” para incentivar doação na declaração do IR

0
520

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) de Lauro de Freitas lança a campanha “Seja Amigo da Criança”, para fomentar a doação incentivada na declaração do Imposto de Renda 2022. A ação é direcionada ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Qualquer cidadão pode transformar até 3% do seu imposto devido em doação, para ajudar a melhorar a vida de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade ou de risco.

Segundo o secretário da Semdesc, Tito Coelho, “a destinação do imposto devido se constitui em uma ação de cidadania, visto que o indivíduo opta por direcionar parte do imposto para um fundo específico que alimenta as políticas públicas voltadas para o segmento, criança e adolescente, complementando os investimentos já ofertados para as garantias preconizadas pelo ECA. Tais destinações são direcionadas exclusivamente para as finalidades previstas em lei, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda)”.

Veja como doar no IR

Ao preencher a declaração do IR 2022, o contribuinte deve escolher a função “por deduções legais” na aba “Opção pela Tributação”. Em seguida, na parte “Fichas da Declaração”, seleciona “Doações Diretamente na Declaração”. No novo campo, onde aparece a opção “Tipo de Fundo”, preenche com “Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Logo após, preencher o valor que deve ser de até 3% do imposto devido. Com o tipo de fundo e valor escolhidos, finaliza com o clique em “OK”.

Um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) será gerado pelo programa. O contribuinte terá a opção de imprimir na sequência, para poder realizar o pagamento até a data de vencimento nas intuições financeiras autorizadas. Vale destacar que o contribuinte não paga nada a mais para fazer a doação do imposto devido. O prazo de envio da declaração do IR 2022 vai até o dia 29 de abril.

Outras formas de doar

A campanha “Seja Amigo da Criança” também é acompanhada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lauro de Freitas, que ainda incentiva outras formas de ajudar quem precisa. Se você não é declarante do Imposto de Renda e deseja doar qualquer valor, pode fazer diretamente, por meio de depósito ou transferência, na agência 4340-0, conta corrente 55039-6 do Banco do Brasil, na titulação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ou por PIX no CNPJ 33.912.127/0001-36.

 

Jornalista: Laerte Santana

18/03/2022

——————————–

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo

Aladim Locutor

Leave a reply