Lauro de Freitas recepciona 2ª reunião do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana

0
198

A troca de experiências e direcionamentos para soluções relacionadas ao deslocamento de pessoas dentro de espaços urbanos são o foco da 2ª reunião do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, evento recebido pelo município de Lauro de Freitas nesta quinta-feira (09) e que segue até esta sexta-feira (10). O encontro, que está sendo realizado no Hotel Malibu, em Vilas do Atlântico, é composto por painéis de debates técnicos.

Presente na abertura do evento, a prefeita Moema Gramacho destacou o fórum como um espaço de socialização sobre o que acontece nas cidades e de contribuições para melhoria dos serviços de mobilidade. “Lauro de Freitas conta hoje com metrô na entrada da cidade, transporte metropolitano, e municipal que precisa de mudança substancial e que estamos preparando licitação. Exemplo de avanço, temos a prática dos ônibus elétricos, com uma linha do Centro da cidade até Pituaçu, em Salvador. Nossa meta é ampliar para que se tenha maior percurso, dentro dos cumprimentos do desenvolvimento sustentável”, relatou.

Entre os assuntos debatidos no primeiro dia do evento foram abordados as principais ações da PRF no combate ao transporte irregular e clandestino de passageiros; fiscalização da Polícia Militar do transporte clandestino na Região Metropolitana; ações da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); perspectivas do setor de governo e outros. Ao final do fórum uma carta é protocolada com tratativas e endereçadas a órgãos competentes. A prefeita Moema Gramacho se comprometeu em levar o resultado da 2ª reunião para o Governo Federal.

Para o secretário executivo da ANTP, Alexandre Resende, a implantação do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana foi uma decisão acertada. “Hoje realizamos a segunda reunião do fórum com plenária lotada, com autoridades regionais presentes, e isso significa que o evento já é uma realidade de troca de experiências exitosas para todo o país. A ANTP tem o objetivo de promover ações que contribuam para o avanço do transporte público de qualidade e da cidadania no trânsito”, disse.

Anfitrião da 2ª reunião, o vice-presidente do Fórum Baiano e secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas, Smith Neto, apresentou as realizações da cidade para os participantes do evento. “O lugar de resolver e tirar dúvidas no que tange a mobilidade urbana é aqui no fórum. Com a troca de experiências, buscamos juntos a entidades do Estado soluções para o melhor das cidades”, ressaltou. 

 

Texto Laerte Santana

Foto Raphael Muller

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

www.laurodefreitas.ba.gov.br

TEL.: (71) 3288-8371

Aladim Locutor

Leave a reply